Incêndio consome 25% do Parque Nacional de Brasília


20.09.2010 - O incêndio que atinge desde ontem o Parque Nacional de Brasília, no Distrito Federal, já destruiu 25% de um total de 42 mil hectares da reserva, de acordo com o Instituto Chico Mendes. Cerca de 350 pessoas trabalham no combate às chamas.

Um helicóptero do Corpo de Bombeiros também presta serviço no local. O tempo seco e os fortes ventos prejudicam os trabalhos, pois ajudam na propagação do fogo.

Na semana passada, pequenos focos de incêndio foram registrados nos arredores da reserva. Na tarde de quarta-feira, dia 15, um foco atingiu uma linha de alta tensão da Companhia Energética de Brasília (CEB) e afetou o fornecimento de energia elétrica em parte da cidade.

A falta de energia atingiu, por volta das 16 horas, toda a Esplanada dos Ministérios, o Setor de Embaixadas Sul, o Lago Sul, além das cidades-satélites de São Sebastião e Paranoá. Segundo a CEB, após dez minutos, o serviço passou a ser normalizado de forma gradativa.

Fonte: UOL noticias

---------------------------------------------------------------------------------------

Lembrando...

Brasília completa 115 dias sem chuva neste sábado

18.09.2010 - A cidade de Brasília (DF) completa 115 dias sem chuva neste sábado. Segundo a Climatempo, na sexta-feira a temperatura atingiu 31,8ºC, a mesma marca da última quarta-feira, dias mais quentes do ano.

Na sexta-feira a umidade relativa do ar atingiu 18%. Na quarta chegou a 16%. De acordo com a Climatempo, Brasília deve continuar sem chuva pelos próximos 15 dias, com expectativa só para o mês de outubro.

Segundo a Climatempo, dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mostram que o maior período sem chuvas já registrado no Distrito Federal foi em 1963, com 164 dias de seca na cidade.

O Corpo de Bombeiros de Brasília informou que só o Batalhão de Operações Ambientais tem atendido em média 20 incêndios na mata nativa por dia. Ainda segundo os Bombeiros, uma das queimadas atingiu cerca de um milhão de metros quadrados de cerrado.

Redação Terra

-----------------------------------------------------------------------------------

Lembrando...

Aquecimento deixará milhões famintos e sem água, diz estudo

30.01.2007 - CANBERRA - O aquecimento global fará com que milhões de pessoas passem fome por volta de 2080 e causará grave falta de água na China, na Austrália e em partes da Europa e Estados Unidos, segundo um novo estudo sobre o clima mundial.

Até o final do século, as alterações climáticas farão com que a escassez de água afete entre 1,1 e 3,2 bilhões de pessoas, com um aumento médio de temperatura na ordem de 2 a 3 graus Celsius, segundo relatório preliminar do Painel Intergovernamental para a Mudança Climática.

O texto deve ser divulgado só em abril, mas o jornal australiano The Age teve acesso a seus dados. O estudo diz ainda que outros 200 a 600 milhões de pessoas enfrentarão falta de alimentos nos 70 anos seguintes, enquanto inundações litorâneas podem tragar outras 7 milhões de casas.

"A mensagem é que cada região da Terra terá uma exposição [ao aquecimento]", disse Graeme Pearman, um dos responsáveis pelo relatório, na terça-feira à Reuters.

"Se você olhar para a China, como a Austrália, ambas vão perder precipitações pluviométricas consideráveis em suas áreas agrícolas", disse Pearman, ex-diretor de clima da Organização da Comunidade Científica e de Pesquisa Industrial, principal órgão australiano do setor.

Países pobres, como os da África e Bangladesh, seriam os mais afetados, por serem os menos capazes de lidarem com secas e inundações litorâneas, segundo o especialista.

O Painel Intergovernamental foi criado em 1988 pela Organização Meteorológica Mundial e pelo Programa Ambiental da ONU para orientar as políticas globais sobre o aquecimento.

O grupo deve divulgar na sexta-feira em Paris um relatório prevendo que até 2100 a temperatura média do mundo estará de 2 a 4,5C acima dos níveis pré-industriais, sendo que a estimativa mais provável é de 3C.

Esse relatório deve resumir a base científica das mudanças climáticas, enquanto o texto de abril detalhará as consequências do aquecimento e as opções para se adaptar a ele.

Fonte: UOL notícias

---------------------------------------------------------------------------------------

30.01.2007 - Nota do Portal Anjo, por Dilson Kutscher - www.portalanjo.com

Na notícia acima diz:
"Até o final do século, as alterações climáticas farão com que a escassez de água afete entre 1,1 e 3,2 bilhões de pessoas, com um aumento médio de temperatura na ordem de 2 a 3 graus Celsius, segundo relatório preliminar do Painel Intergovernamental para a Mudança Climática".

Penso que é uma previsão otimista do homem conseguir chegar até o final do século, pois antes destas alterações climáticas, do jeito que andam as coisas pelo mundo, certamente a terceira guerra mundial se aproxima. Então vamos fazer jus ao velho ditado dos nossos avós que diz: "Se ficar o bicho come e se correr o bicho pega". (a natureza vai cobrar o preço já nos proximos anos e grande será a surpresa em relaçäo ao clima da Terra. A humanidade vai passar por desastres terríveis e cada vez mais frequentes. As terras brasileiras väo arder em chamas e nossas cidades väo secar ao extremo)
Náo se esquecendo, que os homens estão criando cada vez mais situações de atrito, que faz elevar o risco de um grande conflito mundial entre o ocidente e o oriente. Alguém dúvida disso?

Diz na Sagrada Escritura:

"A respeito da época e do momento, não há necessidade, irmãos, de que vos escrevamos. Pois vós mesmos sabeis muito bem que o dia do Senhor virá como um ladrão de noite.
Quando os homens disserem: Paz e segurança!, então repentinamente lhes sobrevirá a destruição, como as dores à mulher grávida. E não escaparão.
Mas vós, irmãos, não estais em trevas, de modo que esse dia vos surpreenda como um ladrão". (1 Ts 5, 1-4)

 


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne