07.09.2010 - Um tremor de 4,1 graus na escala aberta de Richter foi registrado hoje na Amazônia do Equador, sem que até o momento tenham sido registrados vítimas ou danos materiais, segundo fontes oficiais.
O Instituto Geofísico (IG) da Escola Politécnica Nacional indicou que o sismo ocorreu às 12h55 locais (14h55 de Brasília), 192 quilômetros ao sudeste da cidade de Palora, na província amazônica de Morona Santiago.
O movimento telúrico, cujo epicentro foi situado 270 quilômetros ao sudeste de Quito, foi localizado a 1,8 grau de longitude sul e 77,9 graus de longitude oeste, a 191 quilômetros de profundidade.
O IG assinalou em seu relatório que o tremor não foi sentiu nos povoados próximos a seu epicentro.
Fonte: Terra noticias
-----------------------------------------------------------------------------------
Lembrando...
Terremoto no Brasil: Tremor de 4,5 graus atinge fronteira do Acre com o Peru
21.04.2009 - Um tremor de terra de magnitude 4,5 na escala Richter foi detectado nesta terça-feira na região amazônica pelo sistema de monitoramento da Sociedade Geológica dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês).
O tremor foi registrado às 12h30 (horário de Brasília). Segundo a USGS, o epicentro do terremoto, na fronteira do Acre com o Peru, foi a 265 km a sudeste da cidade de Cruzeiro do Sul, no Acre, a 380 km a oeste da cidade de Rio Branco.
De acordo com o centro, o tremor ocorreu a 623,3 km de profundidade. No Peru, a cidade mais próxima ao epicentro é Pucallpa, a 385 km do local.
Segundo a polícia e o Corpo de Bombeiros de Cruzeiro do Sul, o tremor não foi sentido no município.
Escala Richter
A escala de medida de energia sísmica liberada por terremotos conhecida como Richter surgiu em 1935, idealizada pelo sismólogo americano Charles F. Richter. Após recolher dados de inúmeras ondas sísmicas liberadas por terremotos, Richter criou um sistema para calcular as magnitudes dessas ondas.
A escala Richter foi inicialmente criada para medir apenas a magnitude de tremores no sul da Califórnia, utilizando um equipamento específico --o sismógrafo Wood-Anderson. Apesar da limitação original e do surgimento de vários outros tipos de escalas para medir terremotos, a escala Richter continua sendo largamente utilizada hoje.
Fonte: UOL notícias
--------------------------------------------------------------------------------
Diz na Sagrada Escritura
"Porque as comportas do alto se abrem e os fundamentos da terra tremem. A terra se quebra, a terra é abalada violentamente, a terra é fortemente sacudida. A terra cambaleia como um bêbado, é agitada como uma cabana. Sua rebelião pesa sobre ela, ela cairá e já não se levantará". (Is 24, 18-20)