30.07.2010 - A comunidade católica do Estado mexicano de Oaxaca está consternada com o assassinato, nessa quarta-feira, do padre Carlos Salvador Wotto, pároco da igreja de Nossa Senhora das Neves.
O corpo do sacerdote, que tinha 84 anos, foi encontrado amarrado em uma sala adjacente à igreja, no centro histórico da cidade, com sinais de tortura; informaram meios de comunicações locais.
A polícia acredita que o motivo do homicídio tenha sido roubo, ainda que as autoridades sigam investigando o caso.
Os assaltantes reviraram a casa paroquial. Segundo a procuradora geral de Justiça, Maria Candelaria Chiñas, “parece que estiveram torturando o sacerdote para dissesse onde estava o dinheiro e os objetos de valor”.
O porta-voz da diocese, José Guadalupe Barragán, destacou a necessidade de aumentar a segurança nas igrejas perante os numerosos crimes e assaltos.
No mês de fevereiro passado, outro sacerdote, José Luis Parra Puerto, morreu assassinado no México após ser jogado de uma caminhonete em que viajava próximo ao Distrito Federal.
Fonte: www.zenit.org
-----------------------------------------------------------------------------------
Lembrando...
México é o segundo país mais perigoso para sacerdotes na América Latina
19.08.2009 - MEXICO D.F.,.- Um estudo do Centro Católico Multimedial revelou que o México é o segundo país mais perigoso para os sacerdotes na América Latina, depois da Colômbia, ao haver-se registrado quinze assassinatos nos últimos dezesseis anos.
O estudo do Centro Católico Multimedial, dependente do Episcopado Mexicano, assinalou que nos últimos dezesseis anos foram assassinados no México um cardeal, onze sacerdotes e três religiosos.
O Relatório se titula "Neopersecución de Sacerdotes en México" e indica que entre as zonas mais inseguras para exercer o sacerdócio estão Chiapas, Oaxaca, os municipios Michoacán, Chihuahua, Veracruz e Xalapa, México DF, entre outros.
O texto também adverte que na atualidade, dois de cada dez sacerdotes são intimidados por algum grupo anti-católico, político, intelectual, policial ou do crime organizado.
"Uma análise recente indica que as agressões violentas escolheram como branco de seus ataques a sacerdotes, Bispos, e inclusive a Cardeais, tão somente porque do exercício ministerial, Comissão ou Dimensão Pastoral, cometeram a audácia de condenar os graves problemas econômicos, políticos e sociais, derivados de severa a crise de violência que afeta o México", afirma o estudo.
Fonte: ACI
----------------------------------------------------------------------------------
Nota de www.rainhamaria.com.br
Diz na Sagrada Escritura:
"Ouvi a palavra do Senhor, filhos de Israel! Porque o Senhor está em litígio com os habitantes da terra. Não há sinceridade nem bondade, nem conhecimento de Deus na terra. Juram falso, assassinam, roubam, cometem adultério, usam de violência e acumulam homicídio sobre homicídio. Por isso, a terra está de luto e todos os seus habitantes perecem; os animais selvagens, as aves do céu, e até mesmo os peixes do mar desaparecem." (Os 4, 1-3)