16.06.2010 - Moradores do município de Umburanas, na região Centro Norte do estado, acordaram assustados durante a madrugada desta segunda (14). Eles sentiram pequenos tremores de terra e viram os abalos provocarem rachaduras em casas da cidade e da zona rural.
Segundo o assessor da prefeitura do município, Anastácio Silva, o tremor começou por volta das 3h da madrugada. "Ainda não foi 100% comprovado, porque nenhum técnico veio fazer análise. Mas várias residências racharam, não só da sede da cidade, mas nos povoados também. Os abalos foram sentidos em lugares distantes até 20km da sede”, diz o assessor.
O laboratório sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte não registrou o abalo, mas de acordo com técnicos do departamento, ainda que os moradores tenham sentido, o registro não foi feito em função da distância entre as estações de sismologia e o município baiano.
Tremores de terra não têm sido raros no interior da Bahia. Em março, a terra tremeu em Matuípe, Jiquiriçá e Apuarema. Assim como em Umburanas, ninguém ficou ferido. Os prejuízos foram apenas materiais.
Fonte: Correio da Bahia
-------------------------------------------------------------------------------------
Lembrando...
Tremores de terra sem explicação assustam agricultores na Bahia
16.04.2010 - Tremores de terra de magnitude 2 na Escala Richter assustaram moradores numa propriedade rural situada em Guaratinga (699 km de Salvador), no extremo sul da Bahia. De acordo com os agricultores da região o fenômeno vem ocorrendo há duas semanas. "O pior tremor foi na madrugada de quarta-feira. Antes, sempre ocorre um estrondo forte, meio abafado. Até os animais ficam correndo de um lado para o outro", afirmou Jardimiro Silva Rocha, morador da comunidade.
O secretário de Meio Ambiente de Guaratinga, Justiniano Neto, informou que já esteve nos locais onde vêm ocorrendo os fenômenos e que pediu para que as pessoas da fazenda deixem suas casas. "Os abalos são pequenos, pelo que foi relatado, não há com o que se preocupar por enquanto", disse o sismólogo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Adérson Farias.
Outros tremores
No mês passado o município de Mutuípe (254 km de Salvador) também sofreu tremores de terra. Não houve vítimas, mas esta foi a quarta vez que o fenômeno foi registrado na região. Em outubro, novembro e dezembro de 2005, a população já havia sentido a terra tremer.
Fonte: Terra noticias
-------------------------------------------------------------------------------
Nota de www.rainhamaria.com.br
Diz na Sagrada Escritura:
"Porque as comportas do alto se abrem e os fundamentos da terra tremem. A terra se quebra, a terra é abalada violentamente, a terra é fortemente sacudida. A terra cambaleia como um bêbado, é agitada como uma cabana. Sua rebelião pesa sobre ela, ela cairá e já não se levantará". (Is 24, 18-20)
"Haverá grandes terremotos por várias partes, fomes e pestes, e aparecerão fenômenos espantosos no céu". (Lc 21,11)