Erupção de vulcão na Islândia deixa cinzas e medo em seu rastro


21.04.2010 - Os habitantes da Islândia viram seus campos virarem um deserto coberto por um pó fino na semana passada, mas agora começam a se preocupar com a possibilidade de que as erupções recentes acordem um vulcão ainda muito maior.

Cerca de 800 pessoas foram retiradas de suas casas desde o início da erupção do Eyjafjallajokul há uma semana. Agora que o perigo de inundações foi afastado, a maior parte delas já voltou para conferir os estragos.

As cinzas cobriam os campos do pé do vulcão ao sul do glaciar até o mar. Casas e carros estavam cobertas com vários centímetros de finas partículas.

"A coisa não está muito bem neste momento, não está nada bem", disse Gudny Thorvaldsson, 57, que inspecionou sua pequena fazenda com 50 ovelhas e 40 cavalos, que ele cuida principalmente durante o verão como uma pausa para seu trabalho na universidade de agrícola de Reykjavik.

As ovelhas foram recolhidas para evitar que aspirem os possíveis efeitos tóxicos das cinzas, que, segundo os especialistas, contêm muito fluoreto.

Anna Birna Thrainsdottir,43, que é proprietária de uma fazenda ao longo da costa que leva a Reykjavik, disse que perdeu a noção do tempo porque a nuvem de fumaça transformou o dia em noite.

"Estou feliz de ter a luz do dia, mas temos pó em todos os lugares, 20 centímetros de pó", disse.

"Estou preocupada com o que vai acontecer na sequência, haverá ainda mais fumaça na erupção?", acrescentou.

Vulcanologistas disseram que uma erupção embaixo do glaciar Eyjafjallojkull pode levar um vulcão ainda maior, o Katla, a acordar.

O Katla tem uma camada muito mais grossa de gelo na sua superfície e foi o magma tocando o gelo no Eyjafjallajokull que provocou a grossa nuvem de fumaça e pó que parou o tráfego aéreo europeu por seis dias. Ele entrou em erupção pela última vez em 1918.

Fonte: Terra noticias

-----------------------------------------------------------------------------------------

Nota de  www.rainhamaria.com.br

Itália: Vulcão Vesúvio não está livre de uma erupção como a de Pompéia

10.09.2008 - O Vesúvio, que não entra em erupção desde 1944, pode voltar a explodir da mesma forma como ocorreu na destruição da cidade de Pompéia no ano 79 d.C, ameaçando agora 700.000 pessoas, afirmam um geólogo francês e outro italiano na revista Nature publicada nesta quarta-feira.

"Para saber se uma hipótese como esta, tão catastrófica, é possível, é muito importante que o tipo de magma armazenado a 8-9 km de profundidade seja convenientemente identificado", disseram os cientistas que analisaram o aumento do magma do Vesúvio no decorrer dos anos.

"Se este magma for parecido com o produzido pela erupção que destruiu Pompéia, pode-se esperar no futuro uma erupção extremadamente explosiva, ou seja, perigosa", explicou à AFP Bruno Scaillet, cientista no Instituto de Ciências da Terra, em Orleans, e um dos três autores do estudo.

"Em contrapartida, se o magma tem uma composição mais basáltica, como na erupção de 1944, a erupção seria mais do tipo efusivo com rios de lava, e isto geraria destroços muito menores", acrescentou o pesquisador.

O Vesúvio é um vulcão particular, que ao longo de sua história teve erupções de tipo explosivo tão devastadoras como a de Krakatoa, na Indonésia, em 1883, ou de Pinatubo (Filipinas) em 1991, e também erupções efusivas de rios de magma, freqüentes hoje principalmente no Havaí ou na ilha de La Reunion.

Desde cerca de 20.000 anos de nossa era até a grande erupção do vulcão em Pompéia, o Vesúvio liberou um magma mais viscoso, produziu erupções explosivas com fumaça tóxicas. De 1631 a 1944, foram registradas centenas de erupções efusivas associadas a rios de lava, como ocorre atualmente com o Stromboli, na Sicília.

"Mas não porque esta evolução leva 2.000 anos podemos eliminar a possibilidade de uma nova composição mais ácida, que possa desencadear erupções explosivas", disse Scaillet. Além disso, "não porque isto tenha parado em 1944 podemos dizer que terminou", acrescentou.

A falta de atividade há 64 anos pode ser explicada porque a bolsa de magma parou de encher, mas também pode indicar que a chaminé do vulcão está obstruída.

"A pressão pode subir e acabar gerando uma explosão? Esta hipótese não pode ser descartada", disse Scaillet.

Fonte: Terra notícias

-------------------------------------------------------------------------------

Profecia de Nossa Senhora de La Salette, aparição na França em 1846, reconhecida pela Igreja em 1851.

"As estações serão mudadas, a terra não produzirá senão maus frutos, os astros perderão os seus movimentos regulares, a lua não refletirá senão uma luz avermelhada; a água e o fogo causarão ao globo terrestre movimentos convulsivos e horríveis terremotos, que farão tragar montanhas, cidades...
Chegou o tempo. O sol se escurece; somente a fé viverá".

 


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne