Corrupção policial ocasiona fechamento de delegacia em cidade do Paraná


17.04.2010 - Um esquema envolvendo ao menos 52 pessoas, entre elas 19 policiais civis, 16 militares e outras 17 pessoas, foi desarticulado ontem (16) durante a Operação Desvio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público de Foz do Iguaçu.

Trânsito livre para a marginália

Eles são acusados de cobrar propina para deixar que contrabandistas e traficantes passassem pela região de fronteira, especialmente em Santa Terezinha de Itaipu, sem serem fiscalizados. Até o fim da tarde de ontem, 12 policiais civis, um guarda municipal e outras 15 pessoas haviam sido presos. Os 16 PMs foram indiciados, mas ainda não tiveram a prisão decretada.

A maioria dos policiais civis é da região de Foz do Iguaçu, sete são de Foz, cinco de Santa Terezinha de Itaipu, dois de São Miguel do Iguaçu, dois de Medianeira, dois da Lapa e um de Reserva. Apenas um é motorista - cargo já extinto - e os demais são investigadores.

Sem pessoal pra trabalhar!

A Delegacia de Santa Terezinha ficou sem investigadores devido às prisões. De acordo com o delegado-chefe da 6ª Subdivisão Policial (SDP), Alexandre Macorin de Lima, uma reposição foi feita para o plantão do fim de semana e um plano emergencial foi implantado até que novos investigadores sejam deslocados.

O esquema!

Conforme o que foi apurado pela investigação do Gaeco que transcorria havia um ano, os servidores cobravam R$ 50 por carro para liberar a passagem de armas, drogas, contrabando e descaminho. Moradores da região participavam do esquema como “olheiros” controlando a circulação dos veículos em estradas rurais usadas para desviar do posto policial da Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Santa Terezinha de Itaipu. Para Macorin, a prisão dos policiais decepciona, mas não surpreende, pois eles já estavam sendo investigados pela própria Polícia Civil. “Alguns já estavam até afastados das funções e existia uma portaria determinando que não se aproximassem daquela região sem autorização expressa. No entanto, nos horários de folga eles utilizavam os carros particulares para cometer o ato. Fico triste, mas tenho que parabenizar o Gaeco por ter conseguido provas da denúncia”, comentou.

Os detidos foram ouvidos e encaminhados para a Cadeia Pública Laudemir Neves, em Foz. O Ministério Público deve propor denúncia criminal contra eles pelos crimes de formação de quadrilha, corrupção e concussão, bem como ação cível solicitando o afastamento da função pública dos servidores.

Fonte: http://www.correiodolago.com.br

--------------------------------------------------------------------------------------

Lembrando...

Papa Bento XVI declara: corrupção e a ganância devastam o mundo

09.04.2006 - O papa Bento XVI disse hoje que a corrupção e a ganância devastam o mundo, "um mundo lacerado e atormentado pela violência", e que cada vez que os cristãos se benzem devem lembrar que não se pode opor a injustiça com outra injustiça, nem a violência com outra violência.

Os cristãos têm que lembrar que só se pode vencer o mal com o bem, "e jamais fazendo mal pelo mal", disse o Pontífice. As declarações foram feitas na homilia da missa solene do Domingo de Ramos, celebrada na Praça de São Pedro do Vaticano, diante de milhares de pessoas, entre elas jovens que participaram da XXI Jornada Mundial da Juventude.

O Bispo de Roma lembrou que pobreza se entende como humildade, liberdade interior, nada de ganância e menos desejos de poder, "já que é possível ser materialmente pobre e ter o coração cheio de afã de riqueza e do poder que deriva dela".

"A liberdade interior é a premissa para que se possa superar a corrupção e a ganância que estão devastando o mundo", afirmou Bento XVI, que ensinou que essa liberdade só pode ser encontrada em Deus, que é a riqueza do homem. Joseph Ratzinger disse ainda que a chegada de Jesus a Jerusalém demonstra que será um rei de paz, "que fará desaparecer a guerra e os cavalos, destruirá os arcos e anunciará a paz".

O Bispo de Roma também destacou que houve uma época, "ainda não inteiramente superada", em que o cristianismo era rejeitado devido à cruz. "Dizia-se que a cruz falava de sacrifício, que era sinal de negação da vida (...). No entanto, a cruz, é a verdadeira árvore da vida, é amor, é entrega de si próprio", garantiu.

No final da cerimônia, um grupo de jovens alemães de Colônia - onde aconteceu a última jornada da juventude - entregou a cruz a jovens de Sydney, cidade australiana que organizará o próximo encontro em 2008.

Fonte: Terra Notícias

----------------------------------------------------------------------------------

"Nota bem o seguinte: nos últimos dias haverá um período difícil.
Os homens se tornarão egoístas, avarentos, fanfarrões, soberbos, rebeldes aos pais, ingratos, malvados, desalmados, desleais, caluniadores, devassos, cruéis, inimigos dos bons, traidores, insolentes, cegos de orgulho, amigos dos prazeres e não de Deus, ostentarão a aparência de piedade, mas desdenharão a realidade. Dessa gente, afasta-te!" (2 Tm, 1-5)

www.portalanjo.com


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne