16.04.2010 - Tremores de terra de magnitude 2 na Escala Richter assustaram moradores numa propriedade rural situada em Guaratinga (699 km de Salvador), no extremo sul da Bahia. De acordo com os agricultores da região o fenômeno vem ocorrendo há duas semanas. "O pior tremor foi na madrugada de quarta-feira. Antes, sempre ocorre um estrondo forte, meio abafado. Até os animais ficam correndo de um lado para o outro", afirmou Jardimiro Silva Rocha, morador da comunidade.
O secretário de Meio Ambiente de Guaratinga, Justiniano Neto, informou que já esteve nos locais onde vêm ocorrendo os fenômenos e que pediu para que as pessoas da fazenda deixem suas casas. "Os abalos são pequenos, pelo que foi relatado, não há com o que se preocupar por enquanto", disse o sismólogo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Adérson Farias.
Outros tremores
No mês passado o município de Mutuípe (254 km de Salvador) também sofreu tremores de terra. Não houve vítimas, mas esta foi a quarta vez que o fenômeno foi registrado na região. Em outubro, novembro e dezembro de 2005, a população já havia sentido a terra tremer.
Fonte: Terra noticias
---------------------------------------------------------------------------------------
Lembrando...
Tremor de terra assusta moradores no interior da Bahia
17.03.2010 - O abalo não passou de dois graus na Escala Richter, um nível que não causou danos, nem deixou feridos
Susto para moradores das cidades baianas de Matuípe e Jiquiriçá, no sudoeste do estado. Eles passaram a noite apreensivos depois que a terra tremeu por volta das 13h30 de terça-feira (16).
Segundo o laboratório sismológico da Universidade Federal do Rio Grande Norte, o abalo não passou de dois graus na Escala Richter, um nível que não causou danos, nem deixou feridos.
O tremor de terra chegou a assustar, principalmente, porque isso nunca aconteceu na região e depois de tudo o que foi noticiado sobre os terremotos do Haiti e do Chile.
O tremor nas cidades baianas foi considerado de fraca intensidade se comparado ao do Chile, no dia 27 de fevereiro, que chegou a quase nove graus na Escala Richter.
O laboratório sismológico do Rio Grande do Norte vai fazer um estudo mais detalhado sobre as causas dos tremores registrados. Isso é importante porque tremores de terra sempre preocupam e eles não têm sido tão raros assim na Bahia. No último dia 1º, moradores do município de Apuarema, na região sudoeste, também sentiram a terra tremer.
Fonte: Jornal da Manhä Bahia
----------------------------------------------------------------------------------
Nota de www.rainhamaria.com.br
Diz na Sagrada Escritura:
"Porque as comportas do alto se abrem e os fundamentos da terra tremem. A terra se quebra, a terra é abalada violentamente, a terra é fortemente sacudida. A terra cambaleia como um bêbado, é agitada como uma cabana. Sua rebelião pesa sobre ela, ela cairá e já não se levantará". (Is 24, 18-20)
"Haverá grandes terremotos por várias partes, fomes e pestes, e aparecerão fenômenos espantosos no céu". (Lc 21,11)