14.04.2010 - O nível de alerta do vulcão Nevado del Huila, no sul da Colômbia, foi elevado hoje pelo Instituto Colombiano de Geologia e Mineração (Ingeominas) por causa da constante emissão de cinzas e do aumento da atividade sísmica.
Segundo um comunicado do Ingeominas, ocorreram nas últimas horas um total de 1.216 tremores no interior do vulcão, atividade que pode estar relacionada à constante emissão de cinzas.
"Nesta semana se registrou um total de 1.216 eventos sísmicos.
Deles, 68 estiveram relacionados com fraturamento de rocha, 1.146 com a dinâmica de fluidos dentro dos condutos vulcânicos e 2 eventos híbridos", detalhou.
Essa situação levou o Instituto a elevar o nível de alerta para amarelo, o que significa "o vulcão está acima do patamar base e que o processo é instável, podendo evoluir, aumentando ou diminuindo esses níveis".
Perante essa situação, os organismos de socorro mantiveram o estado de alerta nos municípios de Paicol, La Plata, Nátaga e Tessália, localizados na zona de alto risco ou às margens do rio Las Ceibas, no departamento de Huila, bem como nas povoações de Belalcázar e Inzá, às margens do rio Cauca.
Fonte: Terra noticias
-------------------------------------------------------------------------------------
Lembrando...
Aquecimento global pode levar a um aumento das erupções de vulcões
13.09.2007 - O aquecimento global pode levar a um aumento nos próximos anos das erupções de vulcões, alertou nesta quinta-feira um especialista britânico em mudanças climáticas.
De acordo com o especialista em clima da University College em Londres, Bill McGuire, o derretimento das camadas polares estaria aumentando o nível do mar e, conseqüentemente, a pressão sobre a superfície terrestre.
"Já há sinais de que terremotos no Alasca estão sendo provocados pelo derretimento do gelo. Também há sinais de que o vulcão Pavlov, no Alasca, deve entrar em erupção no inverno, quando o nível do mar se eleva em cerca de 30 centímetros, devido a condições climáticas", disse McGuire em um evento de cientistas na cidade britânica de York.
"Portanto, se nós observamos um aumento de um ou dois metros no nível do mar neste século, acompanhado de perdas em massa nas regiões polares, podemos esperar uma resposta da superfície terrestre nas próximas décadas, eu acredito." McGuire disse que 60% de todos os vulcões são ilhas localizadas próximas a litorais e são suscetíveis a mudanças na pressão terrestre decorrentes do aumento do nível do mar.
Ele também avalia que pode haver um aumento em terremotos e tsunamis, devido ao mesmo fenômeno.
Fonte: UOL notícias