Papa preside Vigília Pascal na Basílica de São Pedro


03.04.2010 - CIDADE DO VATICANO - O papa Bento XVI chegou à Basílica de São Pedro, onde preside na noite de hoje a Vigília Pascal, uma longa celebração preparatória à Páscoa, festividade do calendário cristão que comemora a ressurreição de Jesus Cristo.

Durante a vigília, o Papa administra o Batismo, a Confirmação e a Primeira Comunhão a seis catecúmenos preparados pelo Vicariato de Roma: dois homens provenientes do Japão e da Rússia, e quatro mulheres, uma originária da Somália, uma do Sudão e duas da Albânia.

Essa celebração é considerada o ápice do Tríduo Pascal e de todo o ano litúrgico. Segundo recordou a Rádio Vaticana, a vigília foi definida por Santo Agostino como a "mãe de todas as vigílias". "Um momento central na vida de cada cristão, que tem suas raízes na Páscoa hebraica".

"Na Páscoa hebraica, Israel foi libertado de sua escravidão, encontrando uma nova identidade, obtendo a promessa de uma terra estável. É isso que retorna com a Páscoa de Cristo: o homem é libertado da escravidão do pecado, encontra em Cristo a plenitude da verdadeira liberdade, recebe a essência do filho de Deus e obtém uma terra prometida, que não é física, mas é uma realidade", esclarece o jesuíta Arturo Elberti, professor de Liturgia e Arte Sacra da Universidade La Sapienza.

Na celebração, iniciada às 21h15 locais (16h15 no horário de Brasília), Bento XVI abençoa o fogo novo no adro, e depois da entrada da procissão na basílica com o círio pascal e do canto do Exultet, preside a Liturgia da Palavra, a Liturgia Batismal e a Liturgia Eucarística, que é concelebrada com os cardeais.

Fonte: UOL noticias


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne