03.03.2010 - Pelo menos duas pessoas morreram e outras seis ficaram feridas a bordo do cruzeiro cipriota "Louis Majesty", atingido por uma onda gigante no trajeto de Marselha a Barcelona, informaram as autoridades gregas.
O incidente ocorreu às 12h30 de Brasília no golfo de León, quando a embarcação, de bandeira maltesa estava com 1.350 passageiros e 580 membros da tripulação a bordo.
O Ministério da Marinha Mercante da Grécia disse apenas que as vítimas fatais não são gregas, sem dar mais informações.
Segundo pessoas que estavam no "Louis Majesty", uma grande onda bateu no cruzeiro e quebrou grande parte dos vidros na proa.
Fonte: Terra noticias
------------------------------------------------------------------------------------
Lembrando...
Estudo alerta para risco de tsunami na costa do Mediterrâneo
22.06.2009 - Um relatório divulgado nesta segunda-feira destaca que a costa do mar Mediterrâneo é mais vulnerável aos tsunamis do que o oceano Índico, onde uma onda gigante deixou mais de 300 mil mortos em 2004. O documento, intitulado Relatório dos Desastres Mundiais, foi elaborado pela Federação Internacional das Sociedades Cruz Vermelha e Crescente Vermelho (IFRC, na sigla em inglês).
Segundo o relatório, milhões de pessoas que moram ou passam férias no litoral do Mediterrâneo estão correndo o risco de serem atingidas por tsunamis. Apesar da vulnerabilidade da região, o documento ressalta que a costa do Mar do Mediterrâneo não possui um sistema de alerta para tsunamis e que um forte terremoto submarino na região poderia ter conseqüências graves.
"Com 140 milhões de pessoas vivendo nas áreas costeiras, um grande número de turistas e uma alta densidade populacional em partes do Mediterrâneo, um grande tsunami poderia ter consequências devastadoras", diz o relatório. "Há um grande esforço sendo feito no sentido de instalar rapidamente as partes técnicas de um sistema de alerta de tsunamis, mas o avanço está sendo lento e há limitações na sua abrangência", afirma o documento.
'Pior ano'
O relatório destaca ainda que o ano de 2008 foi o segundo pior no total de vítimas de desastres naturais, superado apenas por 2004, ano do tsunami no Oceano Índico.
No ano passado, 138.336 pessoas morreram ou foram dadas como mortas por causa do ciclone Nargis, em Mianmar, enquanto outras 87.476 morreram no terremoto de Sichuan, na China.
O documento ressalta também que milhões de pessoas foram atingidas por enchentes e secas ao redor do mundo em 2008.
Fonte; G1
---------------------------------------------------------------------------------
Diz na Sagrada Escritura:
Haverá consternação dos povos pelo bramido do mar e das ondas, mirrando-se os homens de susto na expectativa do que virá sobre o mundo, porque as forças dos céus se abalarão. (Lucas, 21,25)