França declara catástrofe natural após tempestade e vai pedir ajuda à UE


01.03.2010 - O presidente da França, Nicolas Sarkozy, visitou nesta segunda-feira as regiões mais afetadas pela tempestade, que chegou com força ao oeste da França entre este sábado (27) e domingo e já deixou pelo menos 47 mortos. Ele se comprometeu em liberar 3 milhões de euros (cerca de US$ 4 milhões) para ajudar as vitimas.

O governo declarou catástrofe natural, o que irá possibilitar às vítimas solicitarem compensação e facilitar a liberação de pedidos de seguro contra inundação. Também anunciou que irá solicitar ajuda da União Europeia para a região.

Sarkozy visitou a cidade costeira de l'Aiguillon-sur-mer, a mais afetada no país, onde 25 corpos foram resgatados depois que um dique se rompeu, causando enchentes e surpreendendo moradores que dormiam.

Ele disse que haveria uma análise detalhada das causas do desastre, um plano para reforçar os diques do mar e de ajuda de emergência para os agricultores.

O desastre fez com que fossem levantadas questões sobre a necessidade de criar regras para construções na costa e sobre a segurança das barragens do mar, mas com o número de mortos subindo, o presidente disso que é muito cedo para tirar conclusões.

"Há pessoas mortas, desaparecidas, e nós devemos a elas a nossa compaixão", afirmou o presidente. "Este não é o momento de iniciar polêmicas."

Tempestade

Na parte central do litoral oeste do país, o temporal, com ventos próximos a 150 km/h, coincidiu com uma maré alta que inundou várias áreas litorâneas.

A tempestade já é considerada uma das mais violentas dos últimos anos e foi motivo de uma reunião urgente do governo em Paris para tratar da situação. O fenômeno praticamente já deixou o território francês e parte em direção à Alemanha.

Em outros países da Europa ocidental também foram registradas mortes por causa das chuvas. A tempestade, que se formou no Oceano Atlântico, chegou no sábado ao litoral português com menos violência que o previsto, mas provocou uma vítima: uma criança, que morreu na queda de uma árvore em Paredes (noroeste).

Na Espanha, a tempestade Xynthia deixou três mortos. Uma mulher de 82 anos faleceu no sábado ao cair de um muro na localidade de Vilar de Barrio, na Galícia (noroeste), enquanto dois homens, de 51 e 41 anos, morreram na província de Burgos após bater de carro contra uma árvore que caiu na estrada.

Na Alemanha, um homem morreu e sua mulher ficou ferida, quando uma árvore caiu sobre o carro do casal na região da Floresta Negra (sudoeste).

Fonte: UOL noticias

----------------------------------------------------------------------------

Nota do Portal Anjo, www.portalanjo.com

Profecia de Nossa Senhora de La Salette, aparição na França em 1846, reconhecida pela Igrreja em 1851.

"As estações serão mudadas, a terra não produzirá senão maus frutos, os astros perderão os seus movimentos regulares, a lua não refletirá senão uma luz avermelhada; a água e o fogo causarão ao globo terrestre movimentos convulsivos e horríveis terremotos, que farão tragar montanhas, cidades..."
 


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne