01.03.2010 - Dezenas de tremores secundários vêm sacudindo o Chile desde o grande terremoto de magnitude 8,8 registrado na madrugada de sábado (27).
Segundo os dados da agência geológica americana (USGS, na sigla em inglês), que monitora abalos sísmicos em todo o planeta, entre as 3h34 de sábado (mesmo horário de Brasília), quando foi registrado o primeiro e mais forte tremor, até as 7h desta segunda-feira, foram 148 terremotos de magnitude superior a 4,5 --oito desses tiveram magnitude superior a 6.
A grande maioria desses tremores secundários tiveram epicentros nas regiões de Maule e Bío Bío, as mais afetadas pelo primeiro tremor, no sábado, mas também houve registros de tremores com epicentros nas regiões próximas de Valparaíso, Araucanía, Libertador General Bernardo O'Higgins e na região metropolitana de Santiago.
O total de mortes confirmadas em consequência do terremoto de sábado chegou a 711, mas a presidente Michelle Bachelet disse que esse número deve aumentar ainda, devido ao grande número de pessoas ainda desaparecidas.
Equipes de resgate ainda tentam retirar dos escombros dezenas de pessoas presas sob edifícios que ruíram na cidade de Concepción, a segunda maior do país e o centro urbano mais próximo do epicentro do terremoto (90 quilômetros).
Muitos moradores da região passaram sua segunda noite ao ar livre, com temor de retornar às suas casas danificadas pelo tremor.
Fonte: UOL noticias
------------------------------------------------------------------------------
Lembrando...
Brasileira no Chile: Durante o tremor as paredes da casa pareciam de papel
27.02.2010 - Brasileira radicada há 20 anos na cidade chilena de Linhares, na sétima região do país, a assistente social Fanny Paola Barrera, 32 anos, foi acordada pela filha de 4 anos minutos antes do terremoto. Ela e seu marido, Juan Carlos Martinez, haviam dormido tarde após ver o festival de verão em Viña del Mar pela TV. A menina tivera um pesadelo e parecia pressentir o que estava por vir. Um terremoto de 8,8° atingiria o país, matando mais de 100 pessoas. "Esta contagem é apenas o começo, muito mais gente morta deve aparecer", garante.
Cerca de 3h30 deste domingo, ela sentiu os primeiros tremores. Logo em seguida, as paredes da casa toda passaram a sacudir. "Parecia feita de papel, se movia para todos os lados", disse. O tremor durou um minuto, muito tempo para terremotos. A família ficou imediatamente sem luz, água, e sem notícias do que se passava, com exceção de um rádio a pilha na qual escuta a Paloma, única estação que transmite.
Como obriga seu trabalho, Fanny, que trocou a cidade de Porto Alegre pelo Chile há mais de 20 anos e já tem dificuldade em falar o português, deve trabalhar na reconstrução do país. Ela retorna ao serviço no dia 8 de março. Mas tem certeza de que os próximos dias não serão fáceis. "Com certeza não conseguiremos dormir esta noite", garante.
O tremor teve epicentro no mar, a 59,4 km de profundidade, na região de Maule, no centro do país e a 300 km ao sul da capital, Santiago. Por isso, foi enviado um alerta de tsunami ao chile, Peru e Equador. Segundo fontes oficiais, o terremoto aconteceu às 3h26 pelo horário local (mesmo horário em Brasília). O número de vítimas mortais e de feridos pode aumentar.
Fonte: Terra noticias
------------------------------------------------------------------------------------
Nota de www.rainhamaria.com.br
Diz na Sagrada Escritura:
"Na cidade restou apenas desolação, a porta está demolida, em ruínas". (Is 24, 13)
"Porque as comportas do alto se abrem e os fundamentos da terra tremem. A terra se quebra, a terra é abalada violentamente, a terra é fortemente sacudida. A terra cambaleia como um bêbado, é agitada como uma cabana. Sua rebelião pesa sobre ela, ela cairá e já não se levantará". (Is 24, 18-20)
"Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas. Na terra a aflição e a angústia apoderar-se-ão das nações pelo bramido do mar e das ondas". (Lc 21,25)