Chile registra mais de 60 terremotos secundários até a manhã deste domingo


28.02.2010 - Mais de 60 réplicas do terremoto que atingiram fortemente o Chile na madrugada deste sábado (27) foram registradas entre ontem e este domingo no país. De acordo com especialistas citados pelo jornal chileno El Mercurio, esses tremores, que podem ser de grande força, continuarão pelos próximos dias e até meses.

Na região de Maule, de acordo com o Instituto Geofísico dos Estados Unidos (USGC, na sigla em inglês), um abalo de 6,1 graus de magnitude foi registrado por volta de 8h25 (hora local). Ele abrangeu desde a região de Valparaíso, 100 quilômetros a noroeste de Santiago, até Concepción, 500 quilômetros a sul da capital.

Esse tremor foi sentido em Santiago, capital chilena, onde foram registrados edifícios estremecerem, segundo testemunhas disseram à agência de notícias Reuters. Não há informações sobre vítimas ou danos a prédios ou casas.

Em Santiago e Rancagua (a 90 quilômetros da capital), a intensidade foi de 4 graus, a mesma que em Concepción, capital da região de Bío-Bío. Em Parral, também na região do Maule, foram registrados 5 graus de intensidade.

Segundo Carmen Fernández, diretora do Onemi (Escritório Nacional de Emergência), os primeiros relatórios assinalam que se tratou na realidade de três tremores consecutivos.

Fernández disse que ainda não se sabe se o tremor causou novos danos, mas que é provável que tenha aumentado a destruição de construções já comprometidas pelo terremoto de ontem

Outro local que sentiu tremores neste domingo foi a costa de Libertador O'Higgins, com magnitude de 5 graus às 7h11.

Também no Equador foi registrado um terremoto na manhã deste domingo. Com força moderada, de magnitude 5,3 ele atingiu uma área próxima ao litoral do Equador, a 15 km da cidade de Portoviejo e a 125 km de Guaiaquil. O terremoto ocorreu às 5h26 locais (7h26 de Brasília), a 40,8 km de profundidade.

Fonte: UOL noticias

-------------------------------------------------------------------------------

Nota de www.rainhamaria.com.br

Diz na Sagrada Escritura:

"Na cidade restou apenas desolação, a porta está demolida, em ruínas". (Is 24, 13)

"Porque as comportas do alto se abrem e os fundamentos da terra tremem. A terra se quebra, a terra é abalada violentamente, a terra é fortemente sacudida. A terra cambaleia como um bêbado, é agitada como uma cabana. Sua rebelião pesa sobre ela, ela cairá e já não se levantará". (Is 24, 18-20)

"Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas. Na terra a aflição e a angústia apoderar-se-ão das nações pelo bramido do mar e das ondas". (Lc 21,25)


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne