18.02.2010 - Uma família do estado australiano de Queensland filmou um tornado destruindo uma plantação de milho na quarta-feira (17).
Plantas e tubos de irrigação foram destruídos pela força dos ventos.
As imagens foram feitas pela família Gallo. Eles começaram a filmar quando viram nuvens estranhas no céu.
O tornado deixou um rastro de destruição de 5 metros de largura no milharal, destruiu a estrutra de irrigação e outros objetos próximos.
Segundo a imprensa local, pneus de um trator e canos arrancados pela força dos ventos foram encontrados a 100 metros de distância.
A senhora Gallo disse que nunca tinha visto nada parecido e que seus filhos ficaram maravilhados pelo fenômeno. Mas ela confessa que teve medo quando o tornado começou a se mover na direção deles.
Fonte: G1
-------------------------------------------------------------------------------
Lembrando...
Capital australiana fica coberta de gelo no verão
28.02.2007 - A capital da Austrália, Canberra, ficou com as ruas cobertas de gelo em pleno verão devido à uma tempestade de granizo, anormal para essa época, que atingiu a costa leste da Austrália. Em Sydney, a tempestade causou inundações.
Tempestades são comuns em Canberra no último mês do verão, ao contrário do granizo, que deixou a capital parecendo uma cidade americana coberta de neve. Tratores precisaram ser chamados para limpar o gelo das estradas.
A tempestade fez com que parte do comércio e de instituições governamentais fechassem as portas devido aos estragos. Em algumas partes do centro comercial, o gelo acumulado chegou a meio metro. Perto da Universidade Nacional australiana e no principal shopping, inundações causaram prejuízos em 60 prédios.
"Eu não lembro da última vez que recebemos granizo o suficiente para cobrir estradas", disse Owen Offler, do Distrito de Meteorologia
Fonte: Terra notícias
-----------------------------------------------------------------------------
Lembrando...
Austrália em chamas: Choveu fogo, afirmou um dos sobreviventes
08.02.2009 - Pior incêndio florestal da Austrália mata 84 pessoas
O fogo toma cidades e destrói centenas de casas.
A polícia declarou que o número de mortos pode aumentar.
Os incêndios florestais na Austrália já mataram 84 pessoas, afirmou a polícia neste domingo (8). Chamas altas cobriram cidades no sudeste e queimaram moradores que fugiam dos incêndios em seus carros. Até agora, a pior onda de incêndios na Austrália havia matado 75 pessoas em 1983.
No sábado, o principal incêndio no estado de Victoria havia queimado 3.000 hectares do parque nacional. Em questão de horas, o fogo queimaria 30 mil hectares, depois que o vento mudou de direção.
Os incêndios continuam neste domingo, numa área de 2.000 quilômetros quadrados, ao norte de Melbourne. Algumas cidades ainda estão ameaçadas, segundo o site da australiana ABC.
O fogo passou por cidades rurais ao norte de Melbourne no sábado à noite, destruindo tudo no caminho, chegando a forçar uma família a mergulhar no tanque da fazenda para sobreviver. Outros foram para abrigos comunitários, enquanto bombeiros permaneceram entre eles e as chamas.
O primeiro-ministro, Kevin Rudd, disse que "o inferno em toda a sua fúria visitou as pessoas boas de Victoria nas últimas 24 horas". Após visitar as áreas queimadas ele afirmou que os incêndios são "uma tragédia aterrorizante para a nação". Ele anunciou uma ajuda imediata de US$ 7 milhões (cerca de R$ 15,8 milhões).
"Choveu fogo", afirmou um dos sobreviventes. "(O fogo) veio com a rapidez de uma bala", disse Darren Webb-Johnson, de uma pequena cidade rural, à Sky TV. "Oitenta por cento da cidade foi queimada."
A polícia declarou que o número de mortos pode aumentar, já que os policiais ainda fazem buscas nos escombros e 20 pessoas estão internadas com queimaduras graves. Milhares de bombeiros ainda lutam contra o fogo em Victoria e em Nova Gales do Sul, no domingo à noite.
O governo colocou o Exército de prontidão e lançou fundos de emergência. Legisladores do Partido Verde pressionam por mais medidas contra o aquecimento global, políticas que reduzam o risco desses desastres de verão.
De acordo com os bombeiros, mais de 700 casas foram destruídas no estado de Victoria neste fim de semana.
Incêndios florestais são algo natural na Austrália nesta época do ano, mas neste verão a combinação de muito calor e seca fortalecem as chamas.
Fonte: G1
------------------------------------------------------------------------------
Profecia de Nossa Senhora de La Salette, aparição na França em 1846, reconhecida pela Igrreja em 1851.
"As estações serão mudadas, a terra não produzirá senão maus frutos, os astros perderão os seus movimentos regulares, a lua não refletirá senão uma luz avermelhada; a água e o fogo causarão ao globo terrestre movimentos convulsivos e horríveis terremotos, que farão tragar montanhas, cidades..."
www.portalanjo.com