Terremoto de 4,3 graus atinge cidade na costa do Peru


11.02.2010 - Um terremoto de 4,3 graus na escala Richter, que não deixou vítimas ou danos materiais, atingiu hoje a cidade de Pisco, na costa central do Peru, onde um outro abalo em 2007 deixou quase 600 mortos.

Segundo o Instituto Geofísico do Peru (IGP), o terremoto teve epicentro a 52 quilômetros de profundeza, 72 quilômetros a oeste de Pisco, que fica 300 quilômetros ao sul de Lima. O movimento aconteceu às 14h49 locais (17h49 de Brasília).

A costa central peruana foi atingida em agosto de 2007 por um terremoto de 7,9 graus que causou grande destruição nas cidades de Pisco, Ica e Chincha, com quase 600 mortos e dezenas de milhares de desabrigados.

Fonte: Terra noticias

--------------------------------------------------------------

Lembrando...

Terremoto no Peru: pessoas gritavam desesperadas e rua parecia ser de plástico

16.08.2007 - Sou peruano, moro em Lima, e estava dirigindo meu carro quando começou o terremoto na capital do Peru. O carro começou a tremer. A rua parecia ser de plástico. Dava para ver ondas na pista. Os cartazes tremiam e as pessoas estavam muito assustadas.

Nunca vi um terremoto tão forte aqui na capital. Os telefones ficaram mudos. Somente a internet funcionava. Somente às 22 horas desta quarta-feira (15) que ficamos sabendo o que tinha acontecido na cidade de Ica. Nesta quinta-feira, pela manhã, sentimos novos abalos como reflexo do terremoto.

-----------------------------------------------------------------

Peru: 'As pessoas gritavam desesperadas'

Minha filha Brenda Carvalho mora no Peru, onde apresenta um programa de televisão. Na noite do terremoto que atingiu o país, na quarta-feira (15), Brenda me mandou um e-mail contando os momentos de tensão que viveu. Abaixo segue nossa correspondência:

Mãe e família

Estamos sem comunicação aqui em casa e sem celulares em todo o Peru.

Hoje (15 de agosto de 2007), às 19h10, passamos por dois terremotos inesperados. O primeiro, de 7,7 e o segundo de 7,5 (graus na escala Richter). Estou tentando ligar para vocês, mas é impossível.

A gente acabou de escutar o Presidente da República falando que estamos em alerta vermelho, e quero dizer que foi horrível.

Eu estava ensaiando com o elenco do programa na produtora e, de repente, pensamos que era só um tremor, como sempre tem aqui.

Até que de repente deu um apagão e nós, que estávamos no 2º andar, descemos correndo. Do lado, tinha um edifício em construção que já tem os seus 24 andares, mas faltam todos os detalhes. De repente, começaram a cair vidros de janelas, os postes se mexiam, meu carro parecia que estava dançando 'hip hop'.

As pessoas gritavam desesperadas, foi horrível.

Onde eu moro, só tivemos isso que estou contando, mas perto da praia está interditado, a costa verde está inverditada, o hotel Paracas (lembra, mãe?) já não existe, o mar comeu o hotel. Houve várias mortes em Ica, Chincha, Paracas.

Foi um caos... Mas estamos em alerta vermelho em Lima. Já arrumamos uma mala (pequena) de emergência, colocamos um sino de mão pendurado no quarto e as cachorras estão com coleiras colocadas e comida na mala.

Até agora estamos com um alerta de tsunami no Peru, Chile e Equador. Mas estamos mais tranqüilos.

Eu não recomendo isso para ninguém... Foi horrível.

Amo muito você todos. Brenda"

Fonte: G1

-------------------------------------------------------

"Na cidade restou apenas desolação, a porta está demolida, em ruínas". (Is 24, 13)

"Porque as comportas do alto se abrem e os fundamentos da terra tremem. A terra se quebra, a terra é abalada violentamente, a terra é fortemente sacudida. A terra cambaleia como um bêbado, é agitada como uma cabana. Sua rebelião pesa sobre ela, ela cairá e já não se levantará". (Is 24, 18-20)

"Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas. Na terra a aflição e a angústia apoderar-se-ão das nações pelo bramido do mar e das ondas". (Lc 21,25)


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne