26.01.2010 - Organização culpa o papa por não ter ordenado a abertura de uma investigação interna sobre as práticas
DUBLIN - Uma organização católica laica pediu nesta sexta-feira, 22, a renúncia de todos os bispos envolvidos na polêmica de ocultação de casos de abusos sexuais a menores de idade na arquidiocese de Dublin, na Irlanda.
O pedido da Voz dos Fiéis da Irlanda (VOTFI) chega no momento em que a Conferência Episcopal realiza nesta sexta-feira em Dublin uma reunião extraordinária para debater o encontro dos bispos irlandeses com o papa Bento XVI, em fevereiro.
O Vaticano pediu um encontro com a alta hierarquia irlandesa para analisar as consequências do chamado "Relatório Murphy", que revelou em novembro passado a conivência da Igreja Católica com o Estado para encobrir centenas de casos de abusos sexuais nas paróquias de Dublin.
Em comunicado, a VOTFI também culpa o papa por não ter ordenado a abertura de uma investigação interna sobre as práticas que chama de "cultura de ocultação em nível mundial".
A VOTFI diz confiar que Bento XVI abordará a questão na "carta pastoral para a Irlanda", que o papa prometeu escrever para se dirigir aos fiéis do país. Caso contrário, adverte a organização, a autoridade moral do Vaticano na Irlanda e a dos bispos do país poderia ser derrubada e nunca mais recuperada.
A VOTFI teme que a citada carta se limite a "repetir as condenações vazias aos abusos sexuais pelos sacerdotes". "Já foi especialmente danoso o reconhecimento da Conferência Episcopal de que o 'Relatório Murphy' trouxe à luz uma estendida cultura de ocultação de abusos sexuais de menores na igreja", diz a nota.
Segundo o comunicado, a admissão deveria ter provocado a imediata saída de todos os bispos que participaram ou permitiram a ocultação, seguida de uma declaração imediata do papa prometendo uma investigação.
A VOTFI aponta que o problema dos abusos sexuais e o encobrimento da Igreja Católica se estendem muita além da Irlanda e "respingam na Igreja universalmente e no Governo de Roma".
Quatro bispos deixaram o posto desde a publicação do relatório da juíza Yvonne Murphy sobre a arquidiocese de Dublin, a maior do país. O texto concluiu que as autoridades católicas ocultaram o abuso a crianças por parte de padres durante três décadas.
O único dos cinco altos clérigos criticados no documento que ainda segue no cargo é o bispo de Galway, Martin Drennan, que diz que o relatório não o menciona diretamente.
Fonte: UOL not;icias
------------------------------------------------------------------
Lembrando...
Papa convoca reuniões para debater pedofilia na Irlanda
Bento XVI participará da redação de uma carta destinada aos quatro milhões de católicos no país
CIDADE DO VATICANO - O papa Bento XVI convocou para os dias 15 e 16 de fevereiro novas reuniões com o episcopado irlandês, com os quais deverá retomar o escândalo dos sacerdotes da Igreja de Dublin envolvidos em casos de abuso de menores.
De acordo com o jornal britânico The Guardian, se prevê uma reunião com o Papa no primeiro dia de encontro. Também deve participar das discussões uma delegação da Congregação para a Doutrina da Fé.
Nas próximas reuniões deverá ser redigido também o conteúdo de uma carta aos cerca de quatro milhões de católicos da Irlanda, como já havia anunciado o Papa. O texto poderia ser lido pelos religiosos irlandeses em 17 de fevereiro.
O escândalo veio à tona após a publicação do relatório Murphy, que acusa líderes católicos da Irlanda de terem protegido mais de 170 sacerdotes pedófilos durante três décadas.
No último dia 11 de dezembro, após tomar conhecimento do conteúdo do documento, Bento XVI promoveu um primeiro encontro, no qual se disse "angustiado e indignado". Nas semanas posteriores, diversos bispos apresentaram as suas renúncias ao Pontífice.
Fonte: UOL
---------------------------------------------------------------------------
Nota de www.rainhamaria.com.br
Em La Salette - França, 1846, Aparição também reconhecida pela Santa Sé, disse a Mãe de DEUS:
“Os sacerdotes, ministros de Meu Filho, por sua má vida, por suas irreverências e por sua impiedade em celebrar os santos Mistérios, por seu amor ao dinheiro, às honras e aos prazeres, se converteram em cloacas de impurezas” - (isso em 1846, imaginem agora). Que com suas infidelidades e sua má vida crucificam de novo ao Meu Filho! Os pecados das pessoas consagradas a Deus clamam ao Céu e pedem vingança, e esta se acha suspensa sobre suas cabeças, porque ninguém implora já misericórdia e perdão para o povo; porque não há almas generosas, não há pessoas dignas de oferecer a Vítima Imaculada ao Eterno, em favor do mundo.”
“...haverá igrejas a serviço desses espíritos maus, e até sacerdotes, porque eles não serão guiados pelo bom espírito do Evangelho, que é espírito de humildade, caridade e zelo pela Glória de Deus. (...) Ai dos príncipes da Igreja que só se ocupam em acumular riquezas, de salvaguardar sua autoridade e de dominar com orgulho”
Diz na Sagrada Escritura:
“Velai sobre o rebanho de DEUS , que vos é confiado. Tende cuidado dele, não constrangidos, mas espontaneamente; não por amor de interesse sórdido, mas com dedicação; não como dominadores absolutos sobre as comunidades que vos são confiadas, mas como modelos de vosso rebanho. E, quando aparecer o supremo Pastor, recebereis a coroa imperecível de glória.” (1Pd. 5, 2-4)
“Procurai o que é agradável ao Senhor, e não tenhais cumplicidade nas obras infrutíferas das trevas; pelo contrário, condenai-as abertamente. Porque as coisas que tais homens fazem ocultamente é vergonhoso até falar delas. Mas tudo isto, ao ser reprovado, torna-se manifesto pela luz. E tudo o que se manifesta deste modo, torna-se luz. Por isto a Escritura diz: Desperta, tu que dormes! Levanta-te dentre os mortos e CRISTO te iluminará.” (Ef. 5, 10-ss)
“A vós, ó sacerdotes, dou esta ordem: Se não me ouvirdes, se não tomardes a peito a glória de meu nome - diz o Senhor dos exércitos - lançarei contra vós a maldição, trocarei em maldições as vossas bênçãos; aliás, já o fiz, porque não tomastes a peito (as minhas ordens). Eis que vou abater vosso braço, espalhar-vos esterco no rosto - o esterco de vossas festas - e sereis lançados fora com ele. Então sabereis que fui eu que vos dei esta ordem para que subsista o meu pacto com Levi – diz o Senhor dos exércitos. (...) Mas vós vos desviastes do caminho reto e fostes causa de muitos vacilarem na lei; violastes o pacto de Levi- diz o Senhor dos exércitos.” (Ml. 2, 1-4;8)