25.11.2009 - O presidente do Paraguai, Fernando Lugo, ex-bispo católico que já enfrenta dois processos por reconhecimento de paternidade, se viu envolto na terça-feira (24) em nova polêmica quando uma sobrinha afirmou que ele teria uma filha não reconhecida de 22 anos.
Em abril deste ano Lugo reconheceu ser pai de um menino de 2 anos, concebido quando ainda era sacerdote. Desde então, as denúncias de paternidade o perseguiram, prejudicando sua imagem de governante honesto e afetando sua popularidade, no segundo ano de seu mandato.
Mirta Maidana, filha da primeira-dama e sobrinha de Lugo, afirmou à mídia local que a jovem de 22 anos, a cujo casamento Lugo compareceu no fim de semana, frequenta a residência presidencial e tem enorme semelhança física com o presidente.
Maidana, que frequentemente critica o presidente porque considera que ele deixa sua família de lado, privilegiando outras pessoas, garantiu que a mãe da moça participava de eventos familiares ao lado de Lugo e que todos tinham conhecimento da relação.
“Ela é parecidíssima, ele não vai negar que ela seja sua filha, porque têm a mesma cara”, disse Maidana à rádio Caritas. “Ela (a mãe) o acompanhava nas viagens dele e em outras reuniões familiares e sociais. Ela sempre esteve muito próxima do presidente e compartilhou muitos momentos familiares.”
A mãe da jovem disse que o assunto é particular e se negou a comentá-lo. “Tenho todo o direito de manter esse assunto em particular”, declarou Teresita de María Rojas ao jornal ABC.
O jornal disse, também, que o marido da jovem, que tem o sobrenome da mãe, foi contratado pela Entidade Binacional Yacyretá com um salário equivalente a quase quatro salários mínimos.
Fernando Lugo já enfrenta dois pedidos de reconhecimento de paternidade, o último dos quais apresentado no mês passado, que exigem o reconhecimento de duas crianças, de 2 e 6 anos. Seu governo passa por um período de instabilidade devido às ameaças da oposição de abrir um julgamento político.
O advogado do presidente, Marcos Fariña, disse que a acusação é uma desculpa para “enlamear” a imagem de Lugo.
Fonte: G1
-----------------------------------------------------------------------------
Lembrando...
Filhos bastardos tornam ex-bispo Lugo motivo de piada no Paraguai
23.04.2009 - As recentes acusações de que o presidente do Paraguai, o ex-bispo católico Fernando Lugo, seria pai de três crianças (de três mães diferentes) geraram uma onda de piadas no país.
O grupo de cumbia (gênero musical) Los Angeles lançou uma música sobre o episódio que já se tornou o hit do momento no Paraguai. O refrão da música Lugauchodiz: "Lugaucho tem coração, mas não usou condón(preservativo)".
Em outro trecho, a letra se refere às promessas de mudança feitas por Lugo antes de ser eleito. "Não fiz mudanças no país, mas 'mudo' fraldas", diz a letra.
O título da música, Lugaucho, sugere a união das palavras Lugo e gaucho (uma gíria local para designar uma pessoa que faz favores).
A música diz ainda que os "parlamentares vão pensar três vezes, a partir de agora, antes de mandar a mulher para o confessionário."
Outra piada que circula no Paraguai diz que Lugo não deveria ter renunciado à batina para ser candidato a presidente porque "afinal, já era padre (palavra que significa pai e sacerdote em espanhol)".
As piadas sobre o episódio também já chegaram a países vizinhos, como a Argentina.
Os cartunistas Nik, do jornal La Nación, e Daniel Paz & Rudy, do Página 12, publicaram nesta quarta-feira charges similares.
"Presidente Lugo, continuam aparecendo mulheres que dizem ser mães de seus filhos. O senhor não tomou nenhuma precaução?", pergunta o cartum de Nik. "Não, por favor. Isso vai contra os princípios da Igreja."
Rádio e teatro
No Paraguai, ouvintes ligaram nesta quarta-feira para diversas emissoras de rádio, entre elas a Ñanduti, de Assunção, para comentar os episódios que envolvem o presidente.
"Ele pecava, mas logo confessava, porque era bispo", disse um dos ouvintes. "Lugo poderia mudar seu slogan e dizer: venham a mim as mulheres precoces que querem ser mãe", disse outro.
A polêmica em torno de Lugo também promete chegar aos palcos do teatro paraguaio. "Os niños (filhos) cantores de Lugo" é o título de uma peça do grupo humorístico Ab Ovoque, segundo a imprensa local, estreará em 1 de maio.
"Como não param de aparecer filhos de Lugo, já preparamos um coral inteiro de crianças que os representarão no palco", disse o porta-voz do grupo, Tony Apuril.
Outro grupo teatral humorístico, liderado por Carlitos Vera, anunciou que sua próxima peça será chamada de "íGrande Pa!" ("Grande Pai"). "Quero agradecer ao presidente Lugo por nos oferecer um baita tema que vai deleitar o nosso público", disse Vera, que se vestirá de padre no espetáculo.
Fonte: G1