25.11.2009 - Recém-nascido foi encontrado dentro de caixa de papelão, em Salvador.
Menino permanece internado e respira com ajuda de aparelhos.
O gari José Euclides de Jesus Macedo, de 48 anos, ainda se recupera do susto que tomou na segunda-feira (23), quando encontrou um menino recém-nascido dentro de uma caixa de papelão, em um matagal, em Salvador. Assim que viu o bebê, ele chamou a polícia.
“Nunca imaginei que pudesse ser um bebê. Sabia que tinha algo vivo ali, mas não pensei que iria ver uma criança”, disse Macedo ao G1.
O gari explicou que, logo depois de pegar a caixa de papelão, sentiu alguma coisa se mexer. Ele colocou a caixa no chão e começou a retirar pedaços de pano que estavam dentro. “De repente, ouvi um choro. Continuei tirando os panos e então vi a perninha da criança. Tomei um susto e corri chamar a polícia para ajudar”, disse.
Trabalhando como gari há sete anos, Macedo contou que não esperava passar por uma experiência dessas. Porém, ele está orgulhoso de ter ajudado uma criança. “Agora, eu me sinto um pouco como um herói, porque salvei uma vida. Estava tranquilo fazendo meu trabalho e, de repente, consigo ajudar alguém”, afirmou.
Macedo, que é pai de uma menina de 12 anos, espera que o bebê consiga se recuperar. “É uma crueldade. A pessoa poderia ter entregue para alguém adotar, muita gente quer um filho e não pode ter”, disse.
O menino foi levado pela polícia ao Hospital Geral Roberto Santos, em Salvador. A criança chegou ao hospital com hipoglicemia e hipotermia. Entre segunda e terça-feira (24), teve duas paradas cardiorrespiratórias e foi reanimado pela equipe médica.
De acordo com a assessoria de imprensa da Secretaria de Saúde da Bahia, o estado de saúde do menino é delicado. O recém-nascido respira com a ajuda de aparelhos e recebe medicamentos para evitar convulsões e infecções.
Não há informações sobre a mãe do bebê.
Fonte: G1
-----------------------------------------------------------------------------
Lembrando...
Descaso com a vida: Bebê é abandonado dentro de lixeira em Franca SP
23.08.2008 - Um recém-nascido foi encontrado na tarde desta sexta-feira (22) em uma lixeira, dentro de uma caixa de sapato, em Franca, a 400 km de São Paulo. Segundo o Conselho Tutelar, o bebê foi encontrado no bairro São José e está fora de perigo.
A criança foi encontrada por um catador de papelão que mexia na lixeira. Ela estava enrolada em um pano onde estava escrito: "Nasceu hoje às 9h45”. Segundo a conselheira tutelar Vanessa Barbosa Tristão, a criança foi levada para a Santa Casa do município e permanecerá no hospital, em observação, pelo menos até segunda-feira (25).
O delegado seccional de Franca, Maury Segui Filho, disse que a polícia procura pela mãe do bebê. Segundo ele, a mulher responderá pelo crime de abandono de incapaz e também por tentativa de homicídio por causa da condição de risco do local onde ela o deixou. Se for encontrada ainda nesta sexta, ela pode ser presa em flagrante.
Fonte G1
-------------------------------------------------------------------------------
Lembrando...
Descaso com a vida: em Santa Catarina bebê prematuro é jogado em lixo de hospital
05.03.2008 - A Polícia Civil de Santa Catarina investiga a suspeita de que uma jovem de 19 anos teria abandonado um bebê recém-nascido prematuro no lixo do banheiro de um hospital. O caso ocorreu na noite de terça-feira na cidade de Morro da Fumaça, localizada a cerca de 170 km ao sul de Florianópolis, e foi confirmado hoje por policiais.
De acordo com informações da Polícia Civil, a mãe foi identificada ainda na terça-feira pelos próprios funcionários do hospital. A jovem teria confessado em depoimento nesta quarta-feira, que deixou o filho no cesto de lixo por achar que ele estaria morto.
O bebê nasceu prematuro, com apenas seis meses de gestação, e precisou ser transferido para um hospital da cidade de Criciúma. Segundo boletim médico, seu estado ainda é considerado bastante grave.
O delegado da cidade de Morro da Fumaça, Alfeu Orbem, investiga o caso. Ele aguarda exames feitos por técnicos do Instituto Geral de Perícias para saber se a mãe, que não teve o nome divulgado, ingeriu algum tipo de abortivo para interromper a gravidez.
Redação Terra
--------------------------------------------------------------------------
Decaso com a vida: Recém-nascida é abandonada em lixeira no interior gaúcho
26.02.2008 - 26.02.2008 - Na manhã desta segunda-feira, duas moradoras de São Gabriel caminhavam pela Rua Jorge Sucky, no bairro Vargas, quando acharam um bebê dentro de uma lixeira da via pública. A menina estava enrolada em panos, ainda com o cordão umbilical. Sem saber o que fazer com a recém-nascida, elas acionaram a Brigada Militar (BM), apenas por volta das 17h10min.
Os policiais levaram a criança para o hospital Santa Casa de Caridade e registram ocorrência na Polícia Civil. As mulheres disseram aos policiais que a levaram para casa afim de dar os primeiros cuidados. Apesar da boa aparência, ambas acreditavam que ela precisava de cuidados médicos. A pediatra Maria de Fátima Bicca, responsável pelo atendimento, disse que a situação inspira cuidados, em função do baixo peso e de uma dificuldade respiratória.
— Ela é pequena para a idade gestacional, pesa apenas 1,5 quilo e precisa de cuidados especiais. Está em observação — explicou a médica, ressaltando que ela deve ter nascido hoje mesmo e que o exame clínico teve bons resultados, sem revelar sinais de maus tratos.
O delegado de São Gabriel, Laurence de Moraes Teixeira, disse que na terça-feira devem iniciar as investigações para identificar a mãe da criança e responsabilizá-la criminalmente. O Conselho Tutelar já está envolvido no caso e o Ministério Público será acionado.
Fonte: Jornal Zero Hora RS
-----------------------------------------------------------------------------
Mais descaso com a vida: Recém-nascida é encontrada viva no lixo em Manaus
05.11.2007 - Uma menina recém-nascida foi encontrada em um saco de lixo ainda com o cordão umbilical, esta segunda-feira (5), em Manaus. O bebê estava nos fundos do terreno de uma vila, junto com outros sacos de lixo.
Um jardineiro que passava pelo local ouviu o choro da criança e chamou a polícia. A menina foi levada para a maternidade Ana Braga e seu estado de saúde é bom.
O bebê vai permanecer em observação por mais dez dias e depois será encaminhado ao conselho tutelar. A polícia ainda não tem pistas da mãe da criança.
Fonte: G1
----------------------------------------------------------------------------
E mais...
Menino recém-nascido é encontrado em bueiro no interior de SP
05.07.2007 - Um menino recém-nascido foi resgatado de dentro de um bueiro às margens de uma estrada, na manhã desta quinta-feira, na região de Paulínia (126 km a noroeste de São Paulo). Ele foi encontrado enrolado em um lençol e ainda com cordão umbilical, o que indica que ele tem poucas horas de vida. Socorrido, o bebê passa bem.
Um ciclista ouviu o choro da criança e alertou o motorista de uma ambulância que passava pelo local sobre a possibilidade de haver um bebê no bueiro. O motorista, então, foi à entrada de Paulínia e acionou dois guardas municipais que, usando uma chave de roda como alavanca, conseguiram abrir o bueiro selado com concreto e retirar a criança.
Quando chegou ao pronto-socorro municipal, o bebê apresentava sinais de hipotermia. "Os médicos disseram que o fato de o bebê estar vivo é praticamente um milagre. Ele morreria, provavelmente, em cerca de 20 minutos, por causa do frio", afirmou o guarda municipal Rodrigo Domingues Vieira, que participou do resgate do recém-nascido.
Uma mulher foi vista nas proximidades do local em que o bebê foi encontrado pouco antes de ele ser resgatado. Testemunhas disseram que ela era morena, tinha cerca de 1,65 m e 65 kg e cabelos pretos e curtos. Há suspeitas de que ela seja a mãe.
Hospitais da região deverão comunicar o eventual surgimento de uma paciente com sinais de parto recente. O caso é investigado.
Fonte: UOL notícias
-----------------------------------------------------------------------------
"Nota bem o seguinte: nos últimos dias haverá um período difícil.
Os homens se tornarão egoístas, avarentos, fanfarrões, soberbos, rebeldes aos pais, ingratos, malvados, desalmados, desleais, caluniadores, devassos, cruéis, inimigos dos bons, traidores, insolentes, cegos de orgulho, amigos dos prazeres e não de Deus, ostentarão a aparência de piedade, mas desdenharão a realidade. Dessa gente, afasta-te!" (2Tm 3, 1-5)
-