21.10.2009 - Bento XVI durante a audiência geral em que falou de São Bernardo,
"A fé é sobretudo um encontro – íntimo e pessoal – com Jesus Cristo” – sublinhou Bento XVI na audiência geral desta quarta-feira, perante uns dezasseis mil peregrinos congregados na Praça de São Pedro. O Papa dedicou a sua catequese a “um dos maiores Padres da Igreja”, São Bernardo, exemplo de vida monástica e mestre de teologia espiritual.
“Para o Abade de Claraval, o verdadeiro conhecimento de Deus consiste na experiência pessoal de Jesus Cristo e do seu amor.
A fé é antes de mais um encontro íntimo com Jesus, que nos permite fazer a experiência da sua proximidade, da sua amizade, do seu amor. Só assim se aprende a conhecê-Lo cada vez mais, a amá-Lo e a segui-Lo”.
“São Bernardo – sublinhou Bento XVI – recorda-nos que sem uma profunda fé em Deus, alimentada pela oração, pela contemplação e pela íntima união com o Senhor, a reflexão sobre os mistérios divinos corre o risco de não passar de mero exercício intelectual, vazio e pouco convincente”.
Mas ouçamos a saudação dirigida, nesta audiência geral, aos peregrinos de língua portuguesa:
“Amados brasileiros do Rio de Janeiro e demais peregrinos de língua portuguesa, com afecto a todos saúdo e abençoo, desejando que a vossa peregrinação até junto do túmulo dos Apóstolos Pedro e Paulo reforce, em cada um, a sua fé. Esta é, antes de tudo, encontro íntimo e pessoal com Jesus Cristo. Que esta experiência vos leve a conhecê-Lo, amá-Lo e segui-Lo cada vez mais! Ide com Deus!”
Fonte:ACI