12.10.2009 - Milhares de romeiros se reuniram nesta segunda-feira, 12, em Aparecida, interior de São Paulo, para celebrar o dia de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil.
O dia de festa começou logo cedo, com a Santa Missa, presidida pelo reitor do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, padre Darci Nicioli.
Em sua homilia, padre Darci destacou que "no seio bendito" de Maria, Deus se revelou concretamente e se encarnou. Disse ainda que aqueles que não conseguem ver a Deus, é porque não trocaram olhares com Nossa Senhora. "Todo aquele que troca olhares com Nossa Senhora, na Mãe encontra o Filho, porque esta é a missão da Mãe".
O Evangelho de hoje, das Bodas de Caná, revela uma "Maria sensível" que vai ao encontro do necessitado e intercede ao seu Filho Jesus, explicou o sacerdote e, ressaltou que Maria nos ensina a sermos santos. "Nós somos chamados à vida, nossa primeira vocação, e a uma vocação santa, por isso Maria é para nós um grande modelo, porque é solidária, misericordiosa, caridosa".
Segundo padre Darci, Nossa Senhora teve um grande compromisso com a vida. "Podemos imaginar o coração daquela menina, que Deus tocou de maneira privilegiada e deu a ela uma missão. Mas ela acreditou, não se acorvadou. Maria nos ensina o compromisso com a vida".
E fez um convite aos fiéis para aprender com Nossa Senhora a defender a vida em todas as circuntâncias. "Precisamos aprender a lutar pela vida. Sempre, a vida é completa em si mesmo, porque é Dom de Deus. E nada que sai das mãos de Deus carece, mas é sempre perfeição. Nós não podemos renunciar a grandeza da vida, porque estaremos renunciando a nossa humanidade".
"Um filho não é um estorvo. Não pode ser um impecilho para uma vida feliz. Ao contrário, é a continuação do que somos. Ter um filho é responder a maior benção de Deus", explicou o sacerdote. "A maior miséria da vida humana é quando alguém renuncia a possiblidade de ter uma vida".
"Nada acontece no mundo por acaso, ninguém vem ao mundo por acidente. Todos nós existimos dentro de um plano maior, o "plano de Deus". E Ele chama todos a uma missão", disse.
E concluiu pedindo que Nossa Senhora Aparecida, Rainha e Padroeira do Brasil, que diante de Deus sempre disse "sim", e por amor, "deixou-se possuir por Deus", seja nossa "eterna inspiração".
A expectativa é que cerca de 137 mil pessoas visitem hoje o Santuário de Aparecida.
O Arcebispo de Aparecida, Dom Raymundo Damasceno Assis, está em Roma para participar da II Assembleia Especial para a África do Sínodo dos Bispos. Mas, a convite do padre reitor do Colégio Pio Brasileiro da Itália, preside hoje às 17h (hora local) uma Missa em honra a Nossa Senhora Aparecida na capela do colégio dedicada a Padroeira do Brasil.
Fonte: Canç:ao Nova notícias