07.10.2009 - Um forte tremor atingiu o sudoeste do Oceano Pacífico na manhã de quinta-feira (horário local), provocando um alerta de tsunami para ilhas da região apenas uma semana após uma onda letal ter devastado as ilhas Samoa, matando cerca de 150 pessoas.
O Centro de Alertas para Tsunami do Pacífico emitiu o alerta para 11 nações, incluindo Papua Nova Guiné, fornecedor de petróleo e gás, e os populares destinos turísticos de Fiji, Vanuatu e Nova Caledônia.
O Centro, baseado no Havaí, emitiu também atenção para tsunami para todo o oeste do Pacífico, incluindo Austrália, Nova Zelândia, Indonésia e as nações de Samoa Americana e Samoa, atingidas por um tsunami que destruiu vilarejos inteiros na semana passada.
Um porta-voz do Ministério de Defesa Civil e Gerência de Emergências da Nova Zelândia disse estar emitindo um alerta de tsunami para que ninguém permaneça em praias ou barcos perto da costa. O Ministério aguarda mais informações para tomar outras medidas, informou o porta-voz.
Em Nova Caledônia, autoridades estão levando as pessoas da costa leste da ilha para regiões mais altas após o alerta. Um porta-voz da polícia na capital do território francês, Noumea, afirmou esperar que as ondas atinjam a costa às 21:15 (horário de Brasília).
O alerta foi emitido após um terremoto de magnitude 7,8 com epicentro a 373 quilômetros norte-noroeste de Vanuatu, e a 33 quilômetros de profundidade, informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos nesta quarta-feira.
A polícia da capital de Vanuatu, Port Vila, disse não ter sentido o tremor e que não há informações sobre o aumento do nível do mar.
Momentos antes deste tremor, um terremoto de magnitude 6,7 atingiu o sudeste do arquipélago Sulu, nas Filipinas, que ainda se recupera de um tufão que causou ao menos 22 mortes.
(Reportagem de Michael Perry e Cecile Lefort, em Sydney, e de Adrian Bathgate, em Wellington)
Fonte; UOL Notícias
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Diz na Sagrada Escritura:
Haverá consternação dos povos pelo bramido do mar e das ondas, mirrando-se os homens de susto na expectativa do que virá sobre o mundo, porque as forças dos céus se abalarão. (Lucas, 21,25)