Mais anglicanos consideram entrar na Igreja Católica


01.08.2009 - Uma fonte bem relacionada em Roma declara que “Forward in Faith”, grupo formado por conservadores anglo-católicos na Igreja da Inglaterra (Anglicana), está em diálogo com o Vaticano sobre união corporativa. Eis o que há de estranho no rumor: afirma que o Cardeal Christoph Schönborn de Viena está se encontrando com o Bispo John Broadhurst de Fulham por sugestão do Santo Padre.

O modelo para a mudança para Roma poderia ser a proposta recepção da “Comunhão Anglicana Tradicional” na Igreja Católica. Mas Broadhurst tem negado veementemente que “Forward in Faith” está se aliando à TAC, grupo rebelde anglicano que já se submeteu ao Magistério.

Segundo Damian Thompson, por quem nos chega o rumor acima (original aqui), sua fonte é muito próxima de altas figuras da cúria. Ele não a descarta completamente, apesar da estranheza de alguns detalhes. Mesmo que o rumor não se confirme, há muita verossimilhança na história toda.

A crise global do anglicanismo tem produzido uma onda de cismas no cisma original de Henrique VIII. Os grupos descontentes, dependendo da corrente interna a que pertencem, buscam condições de sobrevivência que já não creem existir na Comunhão Anglicana, alguns criam novas estruturas “eclesiais”, outros procuram refúgio nas existentes. Os anglo-católicos naturalmente tendem a considerar a hipótese da recepção na Igreja Católica.

O atual pontificado contribuiu para alimentar as esperanças dos grupos anglo-católicos. Bento XVI é muito sensível à questão e, quando era Prefeito para a Congregação para a Doutrina da Fé, ocupou-se pessoalmente dos anglicanos. Bento XVI praticamente ignora o Pontifício Conselho para a Unidade dos Cristãos quando o assunto é... Unidade dos Cristãos! O Papa quer dizer com isto que a unidade tem como pré-condição a unidade na verdade da fé. O velho conselho, outrora prestigiado, bem poderia ser re-batizado “Pontifício Conselho para as Relações Amistosas e Encontros Festivos dos Cristãos”; da unidade dos cristãos cuide a Congregação para a Doutrina da Fé!

Por mais estranha que pareça, a menção ao Cardeal de Viena não é de todo absurda. Há quem dê por certa a aposentadoria do Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, Cardeal Levada, por razões de saúde, e sua substituição pelo Cardeal Schönborn.

Fonte: http://oblatvs.blogspot.com/

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Lembrando:

Grupo de anglicanos solicita ingressar “em massa” na Igreja Católica

29.10.2007 - DUBLIN - Três paróquias completas da chamada "igreja da Irlanda", ramo irlandesa da igreja anglicana, solicitaram ser recebidas no seio da Igreja Católica, junto com outros anglicanos do mundo, informou esta semana o semanário católico "The Irish Catholic".

As paróquias anglicanas, se localizada nos condados irlandeses de Down, Tyrone e Laois pertencem ao chamado "rito tradicional" dentro da "igreja da Irlanda". Mas segundo a nota "anglicanos de outros 12 países assinaram uma carta dirigida ao Vaticano solicitando ‘união plena, corporativa e sacramental’" com a Igreja católica sob a autoridade do Papa.

Também segundo o jornal, embora a decisão afete a "algumas centenas de anglicanos na Irlanda, se o pedido é aceito pelo Vaticano, 400.000 anglicanos no mundo poderiam ser admitidos na Igreja católica".

O rito tradicional da igreja da Irlanda surgiu em 1991, logo que o concílio de bispos desta denominação decidisse a ordenação de mulheres; uma decisão que os do rito tradicional consideraram como "um desafio aos ensinos das Escrituras e a Tradição".

Um porta-voz deste ramo confirmou ao Irish Catholic" que esperam ser recebidos "em plena comunhão com a Sede de Roma" depois da decisão tomada durante a reunião plenária da Comunhão Anglicana Tradicional, conhecida por suas siglas em inglês TAC.

Segundo um comunicado da TAC "os bispos e vigários gerais unanimemente estão de acordo com o texto da carta enviada à Sé de Roma para pedir a plena unidade".

"A carta foi solenemente assinada por todo o colégio de bispos e confiada ao primaz e a dois bispos escolhidos pelo colégio para ser apresentada à Santa Sé", adiciona o comunicado.

O próprio porta-voz da TAC assinalou que "a carta foi cordialmente recebida pela Congregação para a Doutrina da Fé".

"O Primaz da TAC entraram em acordo para que nenhum membro do colégio de bispos conceda entrevistas até que a Santa Sé considere a carta e a responda", adicionou.

Fonte: ACI

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

"Que vos parece? Um homem possui cem ovelhas: uma delas se desgarra. Não deixa ele as noventa e nove na montanha, para ir buscar aquela que se desgarrou?" (Mt 18,12)

"Tenho ainda outras ovelhas que não são deste aprisco. Preciso conduzi-las também, e ouvirão a minha voz e haverá um só rebanho e um só pastor". (Jo 10,16)


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne