25.07.2009 - A organização Alliance Defense Fund (ADF) apresentou uma demanda contra o hospital Mount Sinai de Nova Iorque por obrigar com ameaças legais a uma enfermeira católica a participar de um aborto, contra suas próprias convicções morais.
A enfermeira Catherina Cenzon-DeCarlo recebeu a ordem de ajudar no aborto de uma mulher de 22 semanas de embaraço. O hospital sabia que a enfermeira não participava de aborto por objeção de consciência desde que a contratou no ano 2004.
Cenzon-DeCarlo recordou a seus supervisores que não podia participar do procedimento, mas lhe disseram que se não o fizesse seria acusada de "insubordinação e abandono do paciente" que poderia resultar em uma ação disciplinadora e a possível perda de seu trabalho e sua licença de enfermeira.
A ADF processou o Mount Sinai por violar o direito à objeção de consciência da enfermeira.
Fonte: ACI
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Lembrando também...
Na Suíça obrigariam a médicos e enfermeiros a aprender a assistir eutanásias
30.03.2008 - Uma medida introduzida por deputados suíços obrigaria a médicos e enfermeiros do país a treinar-se na prática da eutanásia. A eventual normal exigiria que este procedimento seja uma disciplina obrigatória na formação do pessoal sanitário.
Conforme informaram agências de imprensa, embora na Suíça a eutanásia não é legal, os parlamentares consideram que médicos e enfermeiros devem aprender estas técnicas porque em algum momento de sua carreira poderiam enfrentar esta situação.
Entretanto, o presidente da Sociedade de Medicina Geral da Suíça, Jacques de Haller, rechaçou a proposta porque "a ajuda ao suicídio" não é parte da atividade médica.
Na Suíça, os pacientes com enfermidades terminais podem receber drogas que causarão sua morte, mas as devem ingerir voluntariamente.
Fonte: ACI
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Diz na Sagrada Escritura:
"Por que me perguntas a respeito do que se deve fazer de bom? Só Deus é bom. Se queres entrar na vida, observa os mandamentos". (Mt 19,17)
"Conheces os mandamentos: não mates; não cometas adultério; não furtes; não digas falso testemunho; não cometas fraudes; honra pai e mãe". (Mc 10,19)