20.07.2009 - LONDRES.- A Conferência Episcopal da Inglaterra e Gales convocou os fiéis católicos para celebrarem a Jornada Anual pela Vida no próximo domingo 26 de julho, que este ano se orienta a combater o problema do suicídio.
Dom Bernard Longley, Bispo Auxiliar de Westminster e responsável pelo programa desta jornada, explica que "o suicídio é um grave pecado. Para que um indivíduo reconheça isto é necessário que esteja mentalmente são e plenamente consciente que o que vai realizar (no suicídio) é um pecado. Entretanto com freqüência acontece que quando uma pessoa se suicida, sua mente está ofuscada pela confusão e o desespero; e não tem pleno controle das próprias faculdades mentais".
"Certamente –precisa o Prelado– Deus não condena a quem não está plenamente consciente e além disso é necessário recordar que a misericórdia divina não tem limites".
Dom Longley assinala além disso, conforme informa o L'Osservatore Romano, que é necessário que as pessoas em risco de suicidar-se sejam acompanhadas por um sacerdote para que lhes ajude a recuperar a esperança na vida.
Para esta Jornada pela Vida se repartiram mais de 300 mil volantes nas distintas paróquias do país onde o Prelado expõe estas reflexões.
Fonte: ACI
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Lembrando...
Homem inglês transmite seu próprio suicídio pela internet
24.03.2007 - Um homem de 42 anos se suicidou dentro de sua própria casa e transmitiu sua morte por uma câmera pela internet.
rede Sky informou nesta sexta-feira, que o londrino se enforcou enquanto navegava em uma sessão de bate-papo com outras pessoas na rede.
A polícia soube do ocorrido após uma denúncia feita por um usuário de chat, que viu as imagens em tempo real e imediatamente procurou ajuda. O corpo de Kevin Whitrick foi encontrado pela polícia em sua residência, que fica em Wellington, condado de Shropshire, no centro do país.
Segundo Jon Groves, inspetor da polícia responsável pelo caso, o homem ao morrer estava em uma sessão de bate-papo com outros internautas. “Contatamos o provedor do serviço para rastrear os outros usuários que estivessem conectados no mesmo momento e pudessem nos fornecer mais dados”, afirmou o policial.
Fonte: Elnet
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Nos Dez Mandamentos, encontramos um que diz: “Não matarás” (Ex 20:13). É certo que a expressão negativa enfática de não matar se refere às mais variadas formas que levam à morte. Dentre elas, lembramos do assassinato, da eutanásia e do aborto. O suicídio também é considerado como a quebra desse mandamento, tendo em vista que significa autodestruição, ou negação da própria vida. O termo se origina do latim sui, que quer dizer a si mesmo, e caedere que significa cortar, matar.