08.07.2009 - Em um comunicado dado a conhecer hoje pela Conferência Episcopal de Filipinas (CEF), os bispos expressaram sua firme condena pelo atentado perpetrado por extremistas muçulmanos na localidade do Cotabato, nos subúrbios da Catedral local, que cobrou a vida de cinco pessoas e deixou outras 34 feridas.
No texto assinado pelo Presidente da CEF e Arcebispo de Jaro, Dom Angel Lagdameo, envia as condolências dos bispos aos familiares e amigos das vítimas.
Para o pároco da Catedral da Imaculada Conceição, P. Edwin De Gracia, o clima de temor entre os cristãos aumentou nesta arquidiocese e acreditam que podem ocorrer mais ataques. Do mesmo modo, precisou, existe também ao mesmo tempo certa esperança depois das palavras de condenação do atentado expressas pelo Papa Bento XVI no Ângelus do domingo 5 de julho.
"O Papa pede não deixar-nos vencer pelo temor, pela violência nem pela lógica da morte. Devemos brigar contra o medo e restaurar o clima de diálogo, para construir um futuro juntos", acrescenta o sacerdote, referindo-se às tensas relações entre cristãos e muçulmanos nesta região de Mindanao.
Por outro lado, indica o L'Osservatore Romano, o Arcebispo de Cotabato, D. Orlando Quevedo, chamou a todos os fiéis da região a rezar por todas as vítimas. Em sua opinião este brutal ataque "é um ato duplamente odioso, já seja pelo luto provocado ou já seja porque se realizou quando os fiéis estavam escutando a Palavra de Deus e invocavam sua bênção" durante a Missa.
Fonte; ACI