24.06.2009 - “Nada nos seria mais grato do que ver nossos amados filhos formarem o hábito de ler os Evangelhos, não somente de tempos a tempos, mas quotidianamente”.
Papa São Pio X (1903-1914)
Como é fascinante a leitura da Bíblia Sagrada. Posso falar sobre essa maravilha porque já li duas vezes a Bíblia toda e duas vezes o Novo Testamento.
Quem já passou por essa belíssima experiência sabe muito bem a tamanha felicidade que torna todo o nosso ser no final do último capítulo.
Cada leitura terminada temos mais vontade de ler a Santa e Gloriosa Palavra de Deus.
O tempo mais rico e precioso que ganhamos é quando dedicamos a Estudar as Sagradas Escrituras. Esse tempo está acima de tudo. O tempo em que o bom Deus fala conosco é o mais importante dos tempos.
Ouvir o Senhor Deus falar por meio de Sua bendita Palavra está em primeiro lugar de todas as nossas atividades. Em segundo lugar, o nosso diálogo com Deus através da oração.
Entre os judeus e os primeiros cristãos as Sagradas Escrituras eram lidas nas sinagogas e nas assembléias cristãs. A catequese cristã primitiva era inteiramente à base do texto da Santa Escritura, e os Padres da Igreja assiduamente aconselhavam a leitura particular da Bíblia como complemento à instrução oral.
Os Padres da Igreja tinham um amor ardente as Sagradas Escrituras. Eles viviam a radicalidade do texto sagrado de João 5,39: “Examinais as Escrituras, pensando ter nelas a vida eterna, e são elas que dão testemunho de mim”.
O exemplo chave para entender a reverência e o pensamento do tradutor da Vulgata, esta é a tradução latina da Bíblia Sagrada feita por São Jerônimo (340-420), e o seu pensamento: “Ignorar as Escrituras é ignorar o próprio Cristo”.
PRIMAVERA DA IGREJA
“A Igreja exorta com veemência e de modo peculiar todos os fiéis cristãos... a que, pela freqüente leitura das divinas Escrituras, aprendam ‘a eminente ciência de Jesus Cristo’ (Fl 3,8). Com efeito, ignorar as Escrituras é ignorar Cristo”
(Catecismo da Igreja Católica nº 133).
As Sagradas Escrituras é fonte de todo saber espiritual, de toda conduta cristã e de todo fundamento para vida eterna.
São Paulo Apóstolo escreve ao jovem pastor Timóteo: “Quanto a ti, permanece firme naquilo que aprendeste e aceitaste como verdade. E sabes de quem o aprendeste! Desde criança conheces as Escrituras Sagradas. Elas têm o poder de ter comunicar a sabedoria que conduz á salvação pela fé no Cristo Jesus. Toda Escritura é inspirada por Deus e é útil para ensinar, para argumentar, para corrigir, para educar conforme a justiça. Assim, a pessoa que é de Deus estará capacitada e bem preparada para toda boa obra” (2 Tm 3,14-17).
O arcebispo de Londrina-PR, Dom Orlando Brandes inflama de modo colossal o apego as Sagradas Escrituras. Vejamos:
. “Por sermos discípulos missionários, precisamos mais da Bíblia que de projetos pastorais. Nosso povo deve ter acesso á Bíblia, formação bíblica, vivência bíblica para que suscitemos um catolicismo bíblico”.
. “O primado da Palavra irá realizar a primavera da Igreja, porque dará gosto à celebração dos sacramentos e vigor à ação evangelizadora”.
. “Os ministros da Palavra, os sacerdotes, religiosos e religiosas, leigos e leigas, devem estar nas rádios, jornais, esquinas da rua, casas e templos, divulgando as Sagradas Escrituras”.
. “Não podemos ser analfabetos bíblicos, nem tornar rotineira a Palavra viva, fecunda e eficaz. Só podemos ser discípulos com a Bíblia na mão e no coração e os pés na missão. A Igreja será atraente e convincente a partir de uma renovação bíblica; eis que chegou a hora da mobilização bíblica nacional”. (O Lutador, 11 e 20/11/2008, p.3).
CONCLUSÃO
Através dos séculos às Sagradas Escrituras têm transformado milhares de pessoas de várias culturas para uma nova vida em Cristo Jesus.
A Bíblia tem sido uma poderosa ferramenta de mudanças de vida para melhor na vida do pecador arrependido. Ela tem poder para detonar os mais duros dos corações de pedra.
A Bíblia é um milagre de Deus; ela faz um trabalho missionário de penetração em terras tão fechadas e longínquas que jamais um missionário poderia chegar lá.
A Bíblia age como um agente secreto de evangelização que só Deus sabe quantas almas já se converteu por meio de suas páginas.
Sua leitura exerce poder absoluto porque sua mensagem tem espírito de vida e vida eterna de salvação pelo sacrifício da Cruz do Calvário.
A Bíblia Sagrada é o cicerone de uma fortaleza sem igual para mansões celestiais. Firme e eficaz são suas diretrizes.
Ninguém deve procrastinar a sua bendita e maravilhosa leitura. Sábio é quem convive com esse inestimável tesouro de conhecimento.
“Pois a Palavra de Deus é viva e eficaz e mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes; penetra até dividir alma e espírito, juntas e medulas. Ela julga as disposições e as intenções do coração. E não há criatura oculta á sua presença. Tudo está nu e descoberto aos olhos daqueles a quem devemos prestar contas” (Hb 4,12.13).
A Bíblia é a poderosa Palavra de Deus para a salvação da humanidade.
Pe. Inácio José do Vale
Pároco da Paróquia São Paulo Apóstolo
Professor de História de Igreja
Faculdade de Teologia de Volta Redonda
E-mail: [email protected]