Detectada mutação do vírus da gripe suína no Brasil


 16.06.2009 - O Instituto Adolfo Lutz informou nesta terça-feira em nota, que a equipe da virologista Terezinha Maria de Paiva, isolou no final de abril o vírus da gripe suína. Segundo a nota "a nova estirpe passou a ser denominada A/São Paulo/1454/H1N1" segundo as normas da Organização Mundial da Saúde. O instituto anunciou que o vírus da gripe suína encontrado em pacientes infectados no estado de São Paulo é ligeiramente diferente do encontrado na Califórnia, Estados Unidos, o primeiro a ser isolado depois do aparecimento da doença.

Em São Paulo, o primeiro caso de infecção humana causada pela nova estirpe foi identificado em um homem de 26 anos que apresentou os sintomas da gripe ao retornar de uma viagem ao México. O paciente foi internado em 24 de abril no Instituto de Infectologia Emílio Ribas e recuperou-se plenamente.
Amostra de secreção respiratória deste paciente foi submetida à metodologia molecular rt PCR (reação da polimerase em cadeia em tempo real) com sonda específica para o novo subtipo H1N1 pela equipe do biólogo molecular Claudio Sacchi; sendo o resultado positivo para o novo subtipo viral.

O isolamento do vírus propiciou o sequenciamento do material genético da estirpe brasileira, experimentos que estão sendo efetuados pela cientista Cecília Luiza Simões dos Santos do Instituto Adolfo Lutz.

O novo vírus apresenta uma combinação única de segmentos gênicos que nã o havia sido anteriormente relatada entre vírus da influenza de origem suína ou humana.

A caracterização genética é fundamental na investigação da epidemiologia molecular do vírus para saber se o padrão viral se mantém ou já se diferenciou dos encontrados em outras regiões do mundo, contribuir para a produção de vacina e avaliação de resposta aos antivirais.

Com informações da Agência Brasil.

Redação Terra

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Lembrando...

OMS decide declarar pandemia de gripe suína, diz Suécia

11.06.2009 - A Organização Mundial da Saúde (OMS) decidiu declarar uma pandemia global do vírus H1N1, causador da gripe suína, informou o governo da Suécia.

Em uma reunião de emergência em Genebra, na Suíça, a OMS decidiu elevar o nível de alerta para a gripe suína de 5 para 6, o máximo na escala. A confirmação da decisão será feita pela OMS às 13h (horário de Brasília), depois que todos os países membros forem informados.

Segundo a correspondente da BBC em Genebra, Imogen Foulkes, o vírus demonstra crescimento sustentado em pelo menos duas regiões do mundo, o que, pelas regras da OMS, determina a declaração de pandemia.

A declaração de pandemia, no entanto, não significa que a gripe suína esteja mais severa ou causando mais mortes do que antes.

Casos

A decisão da OMS foi tomada depois de um grande aumento no número de casos da doença, que foi registrada pela primeira vez em abril, no México, e já afeta 27.737 pessoas em 74 países, com 141 mortes confirmadas.

De acordo com o mais recente balanço, divulgado pela OMS na última quarta-feira, foram registrados, em apenas dois dias, 2.449 novos casos da gripe - também chamada de gripe A - no mundo, sendo 1.283 no Chile, 173 na Austrália, 33 na Argentina e 331 no Canadá.

No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, já há 43 casos confirmados.

Essa é a primeira pandemia oficial declarada desde 1968, quando um surto de gripe causou a morte de mais de 1 milhão de pessoas em todo o mundo.

O desafio para a OMS agora, diz Folkes, será conter a ansiedade global que deverá ser provocada pelo anúncio de pandemia e oferecer aconselhamento aos países afetados.

Um porta-voz da OMS disse que cerca de 98% das pessoas afetadas pela gripe suína se recuperaram sem a necessidade de tratamento hospitalar.

A gripe suína foi registrada pela primeira vez em abril, no México.

Fonte: Terra notícias

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Diz na Sagrada Escritura:

"Haverá grandes terremotos por várias partes, fomes e pestes, e aparecerão fenômenos espantosos no céu". (Lc 21,11)

"E vi aparecer um cavalo esverdeado. Seu cavaleiro tinha por nome Morte; e a região dos mortos o seguia. Foi-lhe dado poder sobre a quarta parte da terra, para matar pela espada, pela fome, pela peste e pelas feras". (Ap 6,8)
 


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne