22.05.2009 - O papa Bento XVI manifestou hoje a importância de conservar "os valores" sobre a criação de uma sociedade justa e solidária transmitidos por São Cirilo e São Metódio, e como estes podem contribuir "na construção da Europa do terceiro milênio".
O papa transmitiu esta mensagem ao presidente da Bulgária, Georgi Parvanov, e ao chefe de Estado macedônio Gjeorge Ivanov, que foram recebidos separadamente em audiência.
Bento XVI expressou sua satisfação por terem se unido a ele na celebração do memorial litúrgico dos dois santos, copadroeiros da Europa, comemorado, segundo o calendário gregoriano, em 24 de maio.
Em seu encontro com o presidente macedônio, o pontífice ressaltou que os ideais e os valores que os dois santos souberam transmitir representam "a mais preciosa contribuição que os cristãos podem oferecer à construção da Europa do terceiro milênio, que aspira a um futuro de justiça e paz para todos".
Bento XVI insistiu na valia da mensagem transmitido pelos dois santos e lembrou como sua "herança espiritual marcou a vida dos povos eslavos".
"Seu exemplo sustentou o testemunho da fidelidade de inumeráveis cristãos que, ao longo dos séculos, consagraram sua existência à difusão da mensagem da salvação e trabalharam, ao mesmo tempo, na construção de uma sociedade justa e solidária", acrescentou.
Fonte Terra notícias