Abusos a menores na Irlanda: que a verdade ajude a curar feridas


21.05.2009 - Palavras do arcebispo primaz após acusações a centros católicos no país

DUBLIN.- O cardeal Seán Brady espera que a publicação ontem de um informe oficial que denuncia abusos cometidos no passado a crianças irlandesas em centros católicos “ajude a curar as feridas das vítimas e a enfrentar os erros do passado”.

Foi o que o arcebispo de Armagh afirmou em uma declaração que a Conferência de Bispos Católicos da Irlanda publicou em seu site, depois que o juiz da Suprema Corte da Irlanda Sean Ryan apresentou o extenso documento da Comissão para a Investigação de Abusos a Crianças.

“A Igreja Católica está decidida a fazer tudo que for necessário para ser um lugar seguro para as crianças, que lhes vida e alegria”, declarou.

O arcebispo afirmou que está “entristecido e profundamente envergonhado” pelo episódio.

“As crianças merecem o melhor e especialmente dos que cuidam delas em nome de Jesus Cristo”, acrescentou.

Para o cardeal, o informe “lança luz sobre um período obscuro do passado” e sua publicação “é um passo importante e bem-vindo no estabelecimento da verdade, dando justiça às vítimas e assegurando que tais abusos não voltem a acontecer”.

Além disso, esta análise “deixa claro que se provocou grande mal e dano a algumas das crianças mais vulneráveis de nossa sociedade” –assinalou– e “documenta um vergonhoso catálogo de crueldade: abandono e abuso físico, sexual e emocional perpetrados contra as crianças”.

Por outro lado, os Irmãos das Escolas Cristãs, instituição a que se dirige a maior parte das acusações das vítimas, pediu desculpas “abertamente e sem reservas para todos os feridos, seja direta ou indiretamente, como consequência da deplorável atuação de alguns irmãos, ou por inação ou ação inadequada da congregação em seu conjunto”.

Fonte: www.zenit,org


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne