08.05.2009 - Um dia após do Ministério da Saúde anunciar os primeiros casos de gripe suína, a Secretaria de Saúde de Santa Catarina confirmou o primeiro caso da doença em Santa Catarina. Na tarde desta sexta-feira, a Vigilância Epidemiológica estadual recebeu o resultado do exame de uma criança de 7 anos que passou as férias na Flórida, nos Estados Unidos, e estava internada desde segunda-feira no Hospital Infantil, em Florianópolis.
A paciente evoluiu clinicamente muito bem, segundo a secretaria, e já recebeu alta. A criança era a primeira suspeita do vírus no Estado. Durante a internação, a secretaria diz ter tomado todas as medidas para evitar a transmissão.
O segundo caso suspeito de Influenza A notificado em Santa Catarina foi descartado. O paciente, um homem de 30 anos que estava internado no hospital Nereu Ramos, em Florianópolis, veio da Europa. A mulher dele, no entanto, passou a ser considerada com suspeita de Influenza A e está internada no mesmo hospital. Com 22 anos, a paciente retornou da Europa no dia 27 de abril, e só agora apresentou sintomas da doença.
Outros casos
Ontem, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, confirmou os primeiros quatro casos da doença. O primeiro foi em um paciente de São Paulo que esteve na Cidade do México entre os dias 17 e 22 de abril. Ele começou a manifestar os sintomas no dia 24 de abril e ficou internado entre 29 de abril e 4 de maio. Já a Secretaria do Estado de Saúde de São Paulo afirmou, em nota, que o paciente, um homem de 24 anos, ficou dez dias no Instituto de Infectologia Emílio Ribas. Ele passa bem.
O segundo caso detectado é de um paciente de Minas Gerais que esteve no México de 22 a 27 de abril. Ele começou a manifestar os sintomas no dia 26 de abril, ainda no México, e foi internado no dia em que chegou no Brasil. Ele recebeu alta no dia 29 de abril. O doente permaneceu em isolamento domiciliar até o dia 6 de maio.
A terceira confirmação foi de um paciente de São Paulo que viajou à Flórida, nos Estados Unidos. Ele começou a manifestar os sintomas no dia 29 e só não foi internado porque, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Estado da Flórida não era considerado como área afetada pela doença na data. Isto só foi acontecer no dia 2 de maio. Ele foi mantido em isolamento domiciliar, passa bem e nenhum familiar manifestou sintomas da doença. Segundo a Secretaria de Saúde de São Paulo, o paciente é um homem de 48 anos e foi atendido e medicado no Emílio Ribas.
O quarto caso da doença é de um paciente do Rio de Janeiro que esteve no México e retornou ao Brasil no dia 3 de maio. Ele começou a manifestar os sintomas no dia 2 de maio, ainda no México, está internado desde o dia 5 de maio e passa bem.
Os nomes dos pacientes não foram divulgados.
Redação Terra
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Diz na Sagrada Escritura:
"Haverá grandes terremotos por várias partes, fomes e pestes, e aparecerão fenômenos espantosos no céu". (Lc 21,11)
"E vi aparecer um cavalo esverdeado. Seu cavaleiro tinha por nome Morte; e a região dos mortos o seguia. Foi-lhe dado poder sobre a quarta parte da terra, para matar pela espada, pela fome, pela peste e pelas feras". (Ap 6,8)