06.05.2009 - O número de cidades atingidas por enchentes no Ceará subiu de 55 para 65 em um dia, conforme levantamento divulgado na tarde desta quarta-feira (6) pela Coordenação Estadual da Defesa Civil. Mais duas mortes foram registradas, ambas em Russas, no Vale do Rio Jaguaribe, elevando para o nove o número de mortos em decorrência das chuvas no estado.
Os feridos chegam a 134, os desalojados - que estão em casas de amigos ou parentes - subiram para 24.364 e os desabrigados - que dependem de abrigos públicos -, são 16.363.
Em São Gonçalo do Amarante, no Vale do Curu, o rio subiu destruindo casas e deixando comunidades ilhadas. Quinze pessoas tiveram de ser resgatadas na cidade, nesta quarta-feira, por técnicos da Defesa Civil.
De acordo com o vice-prefeito de São Gonçalo, Francisco Braga, existe um projeto na Prefeitura para a retirada da população que mora às margens do rio, mas ele só deve ser posto em prática dentro de seis a oito meses. Enquanto isso, a população ribeirinha está sendo levada para abrigos públicos instalados em escolas, cujas aulas foram suspensas.
Em Pentecoste, município vizinho a São Gonçalo, toda a população ficou isolada. Uma ponte foi destruída pela cheia do rio e a estrada que poderia ser usada como acesso alternativo ficou intransitável. Segundo técnicos do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem (DER), os reparos só poderão ser feitos quando o nível do rio baixar.
Em Fortaleza, apesar do acúmulo de chuva este ano chegar a 1.400 milímetros, quase duas vezes mais que o registrado em períodos normais, o número de desabrigados é de apenas 15 pessoas.
Fonte: G1
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Lembrando no Sul...
Cidades gaúchas suspendem serviços por causa da seca
06.05.2009 - Enquanto o Nordeste registra excesso de chuva, o Sul do Brasil sofre com a seca. No Rio Grande do Sul, já são 173 municípios em situação de emergência por causa da estiagem. Em Erechim, as plantações estão queimadas e o solo está rachando. A barragem que abastece a cidade está três metros abaixo do nível normal.
Desde o começo desta semana, a população enfrenta o rodízio no abastecimento de água. São 14 horas de fornecimento normal e outras 14 horas de torneiras secas.
Por causa da falta de chuva, 21 municípios do noroeste gaúcho vão suspender os serviços públicos, por uma semana, a partir de segunda-feira (11). Só serão mantidos o atendimento à saúde e o recolhimento de lixo. Até as escolas serão fechadas.
O custo para manter um caminhão-pipa chega a ser de R$ 11 mil por dia em algumas cidades.
Chuva
Na terça-feira (5), a chuva chegou em algumas regiões do estado, mas não foi o suficiente para reverter a situação. Até o início da noite, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o volume registrado em Santana do Livramento não passou de dois milímetros. O maior índice ocorreu em Chuí, com 17,4 milímetros. Em Porto Alegre, choveu mais forte.
E o drama da seca não é exclusivo dos gaúchos. Até a tarde de terça, 94 municípios de Santa Catarina já haviam decretado emergência.
*(Com informações do Bom Dia Brasil e do Zero Hora)
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Nota de www.rainhamaria.com.br
Profecia de Nossa Senhora de La Salette, aparição na França em 1846, reconhecida pela Igrreja em 1851.
"As estações serão mudadas, a terra não produzirá senão maus frutos, os astros perderão os seus movimentos regulares, a lua não refletirá senão uma luz avermelhada; a água e o fogo causarão ao globo terrestre movimentos convulsivos e horríveis terremotos, que farão tragar montanhas, cidades..."