02.05.2009 - Desde que as chuvas começaram a castigar as regiões norte e nordeste do País, no início de abril mais de 100 mil pessoas tiveram de deixar as suas casas. A região que mais preocupa é a do Estado do Maranhão, cujas chuvas mantém 25 mil desabrigados e já atingiu mais de 100 mil pessoas.
O Maranhão decretou calamidade pública na quarta-feira. A Defesa Civil informou que conta com a solidariedade da população que não foi atingida pela chuva. "A gente está trabalhando, enviando donativos e temos também a participação de voluntários", disse o coronel Robério Santos, secretário executivo da Defesa Civil estadual.
Nesta madrugada, duas barreiras caíram, interrompendo o tráfego na BR-010, conhecida como Belém-Brasília, que liga o Norte à região Centro-Oeste do País.
No Rio Grande do Norte, o número de municípios em estado de emergência subiu para 13. De acordo com o último balanço da Defesa Civil, a chuva afetou 26 mil pessoas no Estado. Até a manhã deste sábado, não havia informação sobre vítimas fatais ou pessoas desaparecidas.
Em Teresina (PI), o número de desalojados é de cerca de 6 mil pessoas, de acordo com dados da defesa civil do Estado. A cidade registrou em abril quase o dobro de chuvas de sua média histórica.
No Ceará, o governo do Estado estima que há mais de 17 mil pessoas fora de suas residências. Pelo menos quatro pessoas morreram desde o início das chuvas.
Em Maceió, capital de Alagoas, três pessoas morreram ontem após um deslizamento de terra. No Pará, a cheia do Rio Tapajós já afetou mais de 40 mil pessoas. O Estado tem 17 municípios atingidos, envolvendo 140 mil pessoas. (Terra notícias)
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Enquanto isto no Sul...
Sobe para 143 número de cidades em emergência por seca no RS
29.04.2009 - O número de municípios que decretaram situação de emergência devido à seca que atinge principalmente as regiões norte e noroeste do Rio Grande do Sul subiu para 143 nesta quarta-feira. De acordo com a Defesa Civil estadual, as cidades de Carlos Gomes, Lagoão e Palmeiras das Missões passam a integrar a lista dos municípios mais afetados pela estiagem.
Apenas no mês de abril, 55 prefeituras enviaram o decreto à Defesa Civil. Em algumas cidades, não há registro de chuva há mais de dois meses. Os municípios relatam prejuízos nas plantações e na produção de leite.
Até agora, cerca de 1,5 milhão de pessoas foram prejudicadas. Segundo dados da Defesa Civil, o mês mais crítico foi janeiro, quando 77 municípios decretaram situação de emergência.
Segundo previsões da secretaria, a situação não deve mudar até junho, quando as chuvas possivelmente voltam a atingir a região.
Redação Terra
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Nota de www.rainhamaria.com.br
Profecia de Nossa Senhora de La Salette, aparição na França em 1846, reconhecida pela Igrreja em 1851.
"As estações serão mudadas, a terra não produzirá senão maus frutos, os astros perderão os seus movimentos regulares, a lua não refletirá senão uma luz avermelhada; a água e o fogo causarão ao globo terrestre movimentos convulsivos e horríveis terremotos, que farão tragar montanhas, cidades..."