Gripe suína pode ter infectado centenas de alunos em N.York, diz Prefeitura


28.04.2009 - EUA - As autoridades da cidade de Nova York disseram hoje que "centenas de estudantes podem estar com gripe suína", embora tenham ressaltado que a doença está se manifestando na região como uma gripe estacional normal.

"Mais uma vez, quero insistir que, até o momento, a gripe suína aqui se parece à gripe estacional que vemos todos os anos", ressaltou o prefeito nova-iorquino, Michael Bloomberg, em coletiva de imprensa ao lado do secretário de Saúde da cidade, Thomas Frieden.

Por enquanto, foram confirmados 44 casos de contágio com o vírus da gripe suína em Nova York, embora, segundo o prefeito Bloomberg "é previsível que sejam centenas os estudantes da cidade que o têm".

"Não vamos tentar examinar todos eles. Portanto, vamos nos focar em observar se algum desenvolve sintomas graves da doença, algo que por enquanto não aconteceu", disse em entrevista coletiva o secretário de Saúde da cidade, Thomas Frieden.

Segundo ele, foram encontrados outros possíveis focos na cidade, diferentes ao do centro de ensino médio St.Francis, no Queens, onde se confirmaram os primeiros casos em Nova York.

"Mais de 100 crianças nesse centro têm sintomas de gripe, por isso que não seria de estranhar que tivessem o vírus da gripe suína", apontou Frieden, para quem "é muito provável que muitas centenas de estudantes na cidade" também tenham se contagiado.

"Por causa do foco de St.Francis nos surpreenderia muito não ver mais casos na cidade", explicou o prefeito, que pediu calma mais uma vez ao lembrar que cada ano dezenas de milhares de residentes do estado de Nova York têm gripe, que costuma afetar 5% da população.

Segundo ele, cerca de duas mil pessoas morrem anualmente em Nova York por pneumonia ou outras complicações relacionadas à gripe.

Também detalhou que duas pessoas tinham sido hospitalizadas por sintomas similares aos dos portadores do vírus A/H1N1.

Posteriormente, as autoridades confirmaram que uma dessas pessoas já tinha abandonado o hospital e reiteraram que o pânico não deve aumentar, já que nenhum dos casos identificados é grave.

Tanto Bloomberg como Frieden disseram que 12 estudantes de um mesmo colégio para crianças autistas no Queens desenvolveram febre e estão em observação, e frisaram que 82 de seus 380 alunos estão com gripe.

Também são estudadas as mostras obtidas de outras seis crianças de uma escola do Manhattan.

O número de contágios dado por Bloomberg recolhe um caso a menos que os mencionados pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CTC), que cifrou em 64 o total registrado nos EUA, sendo 45 em Nova York.

Fonte: UOL notícias

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Diz na Sagrada Escritura:

"Haverá grandes terremotos por várias partes, fomes e pestes, e aparecerão fenômenos espantosos no céu". (Lc 21,11)

"E vi aparecer um cavalo esverdeado. Seu cavaleiro tinha por nome Morte; e a região dos mortos o seguia. Foi-lhe dado poder sobre a quarta parte da terra, para matar pela espada, pela fome, pela peste e pelas feras". (Ap 6,8)


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne