26.04.2009 - O Governo do México anunciou hoje que os colégios da capital do país permanecerão sem aulas até o próximo dia 6 de maio, devido ao surto de gripe suína, embora tenha esclarecido que a atividade econômica será mantida com normalidade, salvo em alguns casos.
Em entrevista coletiva o ministro da Educação, Alonso Lujambio, informou que apesar da interrupção das aulas desde esta sexta-feira "o ciclo escolar será cumprido" na Cidade do México e no vizinho estado do México.
A medida afeta cerca de 7,5 milhões de estudantes e 420 mil professores distribuídos em 30 mil escolas.
Por sua vez, o ministro da Economia, Gerardo Ruiz, disse também em uma coletiva que "não serão suspensas as atividades econômicas por causa da epidemia detectada", que até o momento deixou 20 mortos, embora o número de mortes suspeitas chegue a 81 e das pessoas hospitalizadas com sintomas a 1.324.
Ruiz pediu às principais patronais do país para "harmonizar" as ações preventivas das medidas sanitárias "com a necessária continuidade da atividade produtiva".
No mesmo ato o ministro do Trabalho, Javier Lozano, recomendou aos empresários avisar à Secretaria (Ministério) de Saúde no caso de que algum trabalhador apresente algum sintoma e contar com um plano de contingência se o problema se agravar, além de manter serviços higiênicos adequados.
Os sintomas da gripe suína, um variante da tradicional cepa H1N1 que sofreu mutação dos porcos para os humanos, são febre superior a 39 graus, que se apresenta de maneira repentina, tosse, dor de cabeça intensa, dores musculares e de articulações, irritação dos olhos e fluxo nasal.
Recomenda-se a utilização de máscara, não cumprimentar com a mão nem com beijo e evitar as aglomerações de pessoas, entre outros conselhos.
Lozano pediu "flexibilidade" aos empresários para com os trabalhadores com filhos que não tenham com quem deixá-los, tanto para permitir algum atraso como para evitar sanções ao funcionário que não pode ir ao trabalho.
Fonte: Terra notícias
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Lembrando...
EUA dizem que não poderão conter vírus da gripe suína
25.04.2009 - Os responsáveis do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, em inglês) dos Estados Unidos alertaram hoje que, apesar do registro de apenas oito casos de gripe suína no país, o vírus pode se propagar facilmente e não poderá ser contido.
"É preciso estar preparado para o pior. A situação é muito séria e estamos muito preocupados", disse hoje durante teleconferência a diretora interina de saúde pública do CDC, Anne Schuchat.
Schuchat alertou que a grave situação vivida pelo México pode chegar rapidamente aos EUA, já que este novo vírus da gripe suína é transmitido com muita facilidade.
"Seria fantástico poder conter o vírus, mas não acho que podemos", disse a diretora, que confirmou por enquanto oito casos de gripe suína nos EUA, dos quais um precisou de tratamento hospitalar.
Seis dos casos foram detectados no estado da Califórnia e dois no Texas, apesar de que há um número indeterminado de casos sob investigação no restante dos EUA.
Entre eles estão 75 estudantes de um colégio na cidade de Nova York, alguns dos quais viajaram recentemente ao México, e que apresentam os mesmos sintomas da gripe suína, como náuseas, febre, enjôos e dores.
Schuchat esclareceu que o desenvolvimento de uma vacina com um novo vírus, como o atual, é um processo que demora meses, mas explicou que as primeiras medidas para tanto já foram tomadas.
Por enquanto, o CDC e os Departamentos de Saúde de todos os estados dos EUA estão atuando de maneira coordenada e "agressiva" para fazer frente ao novo vírus e poder detectar novos casos a tempo.
Segundo Schuchat, esta última ação será difícil, já que há muitos vírus e bactérias que causam doenças respiratórias cujos sintomas são similares aos da gripe suína.
Fonte: Terra notícias
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Diz na Sagrada Escritura:
"Haverá grandes terremotos por várias partes, fomes e pestes, e aparecerão fenômenos espantosos no céu". (Lc 21,11)
"E vi aparecer um cavalo esverdeado. Seu cavaleiro tinha por nome Morte; e a região dos mortos o seguia. Foi-lhe dado poder sobre a quarta parte da terra, para matar pela espada, pela fome, pela peste e pelas feras". (Ap 6,8)