24.04.2009 - O México cancelou as aulas de milhões de crianças nesta sexta-feira por temor de uma epidemia grave de gripe suína, que já matou 57 no país, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).
O ministro de Saúde mexicano, Jose Angel Cordoba, afirmou nesta quinta-feira que as escolas e universidades da Cidade do México e arredores foram fechadas nesta sexta-feira e aconselhou quem tiver os sintomas da gripe a ficar em casa.
"Nós recomendamos evitar lugares ou eventos com muitas pessoas a menos que seja estritamente necessário", disse Cordoba, acrescentando que cerca de 80 pessoas estão sendo tratadas do vírus, que atinge principalmente aves e suínos.
A gripe suína, também conhecida como influenza, é uma doença infecciosa aguda respiratória e amplamente disseminada na Europa Central e América do Norte. A incidência da gripe suína é maior no outono, inverno e início da primavera.
Segundo a OMS, centenas de casos de gripe suína em humanos foram registrados no México e nos Estados Unidos. "Temos hoje 800 casos suspeitos de gripe suína, com 57 mortos, na região no México", afirmou a porta-voz da la OMS, Fadela Chaib, em Genebra.
"Nos EUA há sete casos comprovados; cinco na Califórnia e dois no Texas", indicou ainda, acrescentando que por ora nenhum caso fatal foi registrado nos Estados Unidos, onde o vírus responsável pelo surte pertence à cepa H1N1.
O governo do Canada já alertou os médicos para ficarem alertas a relatos da doença de pessoas que viajaram recentemente ao México. O país, contudo, ainda não pediu que as pessoas evitem viajar à região.
As autoridades canadenses são cautelosas com epidemias internacionais de doenças respiratórias desde que Toronto foi cenário de uma epidemia de SARS em 2003, relacionada, em parte, à resposta lenta aos primeiros relatos.
Com agências internacionais
Fonte: UOL notícias
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Lembrando...
Cientista alerta para onda de doenças infecciosas emergentes
22.02.2008 - O mundo poderá sofrer uma onda de Doenças Infecciosas Emergentes (DIEs), e os principais focos dessas novas doenças serão a Índia e a África Subsaariana. A defensora da idéia é Kate Jones, especialista em biodiversiddade da Sociedade Zoológica de Londres e a primeira autora do relatório de um estudo internacional nesta área, citada pelo jornal local The Times of India de hoje.
"A Índia correrá o risco de sofrer novas epidemias enquanto a população humana se expande para as zonas selvagens, entrando em contato com uma grande variedade de animais que poderão portar doenças incomuns", explicou a cientista.
De acordo com Kate Jones, as DIEs que poderão surgir na Índia no futuro serão causadas, principalmente, pela expansão humana para as zonas selvagens e despovoadas. Por isso, a prevenção contra uma futura intrusão nas áreas de alta biodiversidade é urgente, acrescentou.
Pesquisadores da Sociedade Zoológica de Londres, da Universidade de Geórgia e do Instituto da Terra da Universidade de Colúmbia, ambos dos Estados Unidos, analisaram 335 casos de DIEs registrados desde 1940.
De acordo com os resultados do estudo, as zoonoses são as mais correntes e importantes causadoras de novas DIEs. E a maioria dessas doenças emergentes, como a SARS e o vírus Ebola, vieram de mamíferos.
De acordo com o mesmo estudo, no mundo inteiro, as DIEs quase quadruplicaram nos últimos 50 anos. Mais doenças surgiram nos anos 1980 do que em qualquer outra década, provavelmente devido à pandemia de HIV/aids, causadora de outras novas doenças. Na década de 1990, doenças transmitidas por insetos chegaram ao seu ponto mais alto, provavelmente em reação às rápidas mudanças climáticas da década.
A equipe também elaborou um mapa detalhado que indica as zonas mais vulneráveis às DIEs. Além da Índia, a África Subsaara é uma outra região ameaçada.
De acordo com os pesquisadores, cerca de 20% de novas DIEs são variações de patologias já conhecidas, como tuberculose, mas que agora se apresentam resistentes a vários medicamentos.
Fonte: Terra notícias
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Diz na Sagrada Escritura:
"Haverá grandes terremotos por várias partes, fomes e pestes, e aparecerão fenômenos espantosos no céu". (Lc 21,11)
"E vi aparecer um cavalo esverdeado. Seu cavaleiro tinha por nome Morte; e a região dos mortos o seguia. Foi-lhe dado poder sobre a quarta parte da terra, para matar pela espada, pela fome, pela peste e pelas feras". (Ap 6,8)