12.04.2009 - A Páscoa é uma festa originalmente cristã e envolve uma reflexão dos fiéis sobre a morte e a ressurreição de Jesus Cristo. É o dia santo mais importante da religião cristã, quando as pessoas vão às igrejas e participam de cerimônias religiosas, sejam elas evangélicas ou católicas.
Nesta época, é comum lembrar do sofrimento de Jesus Cristo e nas virtudes que o cristão deve possuir a fim de alcançar o reino dos céus. Questões como a solidariedade, a construção da paz e o combate à corrupção e à violência, por exemplo, são desafios da Igreja que devem ser reforçados neste período.
Dom Antônio Muniz, Arcebispo de Maceió, explica que a Páscoa é a celebração da morte, da paixão e da ressurreição de Jesus Cristo. Segundo ele, os rituais católicos que começam no Domingo de Ramos e só terminam no Domingo de Páscoa são uma forma de reconhecimento do amor de Jesus pelos homens – representado por seu sofrimento na Cruz – e da sua essência divina – representada pela sua ressurreição.
Na Igreja Católica, a trajetória de Jesus Cristo é representada a cada dia por meio de suas lições e seu sofrimento. Missas destinadas à Celebração Penitencial, ao Ofício das Trevas, ao Lava-pés, ao Ofício da Agonia, à Procissão do Senhor Morto e à Vigília Pascal são uma representação da Paixão de Cristo e estimulam a reflexão nos cristãos.
A Semana Santa, acreditam os fiéis, é o período mais importante da Igreja Católica por ‘aflorar’ todo o cristianismo do homem e provocar a sua fé. Maria das Dores, católica praticante, explica melhor os sentimentos que vêm à tona, nesta época, para os crentes. “A Semana Santa é uma reflexão sobre a Paixão de Cristo, de convicção de tudo aquilo que Ele passou por nós. Nesta época, nós não vamos à missa para louvar a Deus, mas sim para nos conscientizarmos do amor d’Ele por nós”, relata a funcionária pública.
Na Catedral Metropolitana de Maceió, a programação da Semana Santa teve início do Domingo de Ramos (05) e se estende até o Domingo de Páscoa (12). Todas as missas e atos litúrgicos serão presididos pelo Arcebispo Dom Antônio Muniz e direcionados para a morte e a ressurreição de Cristo.
PROGRAMAÇÃO DA CATEDRAL
Domingo de Páscoa (12/04)
17h – Celebração Eucarística
19:30h - Celebração Eucarística
Fonte: Gazeta Web