03.04.2009 - Uma plataforma de gelo antártica desapareceu rapidamente, uma outra está sumindo, e as geleiras estão derretendo a um ritmo mais rápido do que se imaginava, disseram pesquisadores dos governos dos Estados Unidos e da Grã-Bretanha na sexta-feira.
Eles disseram que a Banquisa Wordie, que vinha se desintegrando desde a década de 1960, já não existe mais, e que a parte norte da Banquisa Larsen também já sumiu. Mais de 8.300 quilômetros quadrados de gelo já se separaram da plataforma Larsen desde 1986.
A culpa de tudo isso é da mudança climática, segundo relatório conjunto do Departamento de Pesquisas Geológicas dos EUA e do Departamento Britânico de Pesquisas Antárticas, publicado no endereço http://pubs.usgs.gov/imap/2600/B.
"O rápido recuo das geleiras ali demonstra mais uma vez os profundos efeitos que o nosso planeta já está experimentando —mais rapidamente do que se sabia previamente— como consequência da mudança climática", disse o secretário norte-americano do Interior, Ken Salazar, em nota.
"Este recuo contínuo e muitas vezes significativo das geleiras é um alerta de que a mudança está acontecendo... e que precisamos ficar preparados", disse em outra nota a glaciologista Jane Ferrigno, que comandou o estudo na Antártida.
"A Antártida é de especial interesse porque abriga estimados 91 por cento do volume de geleiras da Terra, e a mudança em qualquer lugar da capa de gelo representa riscos para a sociedade", afirmou ela.
Em um outro relatório, publicado na revista Geophysical Letters, a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos EUA diz que o gelo está derretendo muito mais rapidamente do que o previsto também no Ártico. A conclusão deriva de novas análises informatizadas e de recentes medições do gelo.
O Painel Climático da ONU projeta que a temperatura atmosférica da Terra irá subir entre 1,8 grau Celsius e 4 graus Celsius neste século, em grande parte por causa das emissões gases do efeito estufa provocadas pelo homem, e que isso irá provocar inundações, secas, ondas de calor e tempestades mais violentas no mundo todo.
O derretimento das geleiras e das banquisas poderá elevar o nível do mar e inundar definitivamente áreas baixas.
Fonte: Terra notícias
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Lembrando...
SOS Planeta Terra: Geleiras derretendo no Atlântico.
Notícia de 16.02.2006 - Aquecimento global acelera derretimento de geleiras no Atlântico. O planeta caminha para o aumento de volume dos oceanos.
O aquecimento global duplicou a quantidade de gelo que geleiras da Groenlândia derramam sobre o Atlântico, e o cálculo atual da contribuição desse gelo para o nível dos mares talvez esteja muito abaixo da realidade, indica um estudo publicado nesta quinta-feira. A pesquisa, divulgada pela revista Science, coincide com outro estudo, que a partir da análise das condições climáticas de milhões de anos atrás concluiu que a Terra está sofrendo um processo acelerado de aquecimento.
Segundo cientistas do Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) e do Instituto de Tecnologia da Califórnia, o aumento das temperaturas parece ter acelerado o derretimento no mar das geleiras no sul da Groenlândia. A conclusão foi possível depois da análise dos dados de satélites sobra a velocidade do movimento das geleiras. Os cientistas acompanharam as imagens entre 1996 e 2005.
Ao mesmo tempo, combinaram essa velocidade com as alterações registradas na camada de gelo para calcular o derretimento anual e a diminuição da massa congelada. ''O comportamento das geleiras que chegam ao mar é o aspecto mais importante para se compreender a evolução da camada de gelo nas mudanças climáticas'', disse Eric Rignot, cientista da JPL.
''É necessário muito tempo para que uma camada de gelo se forme e derretida, mas as geleiras podem reagir rapidamente às mudanças de temperatura'', completou.
Segundo o estudo, nos últimos anos a temperatura do ar sofre uma elevação de três graus no sudeste da Groenlândia, uma ilha coberta por uma camada de gelo de 1,7 milhões de quilômetros quadrados e três quilômetros de espessura e que, se derretida, elevaria o nível do mar em sete metros.
O cientista assinalou que até agora, os modelos usados para diagnosticar a perda de gelo na Groenlândia e sua contribuição para o aumento do nível do mar não consideraram as mudanças que ocorrem na velocidade com que as geleiras deslizam para o mar.
Os autores do estudo calculam que se essa velocidade fosse levada em consideração, a contribuição da Groenlândia seria de 0,5 milímetro para o nível marítimo, que aumenta cerca de 3 milímetros por ano.
As temperaturas altas aumentam a quantidade de água em estado líquido que chega à base das geleiras. Ali a água atua como um lubrificante, fazendo com que o gelo deslize mais rapidamente para o mar. (fonte: Estadão)
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Profecia de Nossa Senhora de La Salette, aparição na França em 1846, reconhecida pela Igrreja em 1851.
"As estações serão mudadas, a terra não produzirá senão maus frutos, os astros perderão os seus movimentos regulares, a lua não refletirá senão uma luz avermelhada; a água e o fogo causarão ao globo terrestre movimentos convulsivos e horríveis terremotos, que farão tragar montanhas, cidades..."
Diz na Sagrada Escritura:
"Dizia ainda ao povo: Quando vedes levantar-se uma nuvem no poente, logo dizeis: Aí vem chuva. E assim sucede. Quando vedes soprar o vento do sul, dizeis: Haverá calor. E assim acontece.
Hipócritas! Sabeis distinguir os aspectos do céu e da terra; como, pois, não sabeis reconhecer o tempo presente?" (Lc 12, 54-56)