Cidade no interior de Minas Gerais registra tremor de terra


16.03.2009 - Moradores da cidade de Itaúna, no centro-oeste de Minas Gerais, acionaram o Corpo de Bombeiros, na noite deste domingo, após perceberem um forte estrondo, seguido de um tremor de terra. O fato ocorreu por volta das 20h30 e o tremor, sentido em pelo menos seis bairros, teria durado apenas alguns segundos.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, não houve o registro de feridos ou de desabamentos relacionados ao tremor. Alguns moradores chegaram a cogitar a possibilidade de um avião ter caído na região, o que foi descartado após averiguação dos Bombeiros.

"Contatamos o Cindacta (Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo) de Brasília, que nos informou que todos os vôos que passam pela região foram tranqüilos, não houve nenhuma queda ou desaparecimento de aeronave do sistema", informou o sargento José Aparecido Campos, do Corpo de Bombeiros de Itaúna.

Segundo ele, o tremor foi sentido, principalmente, nos bairros Garcias, Aeroporto, Cidade Nova, Morada Nova, Córrego do Soldado e Santanense.

O Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB) registrou o tremor, mas, até as 10h, não havia divulgado informações sobre a sua intensidade. No último dia 9 de março, outro tremor foi registrado em Minas Gerais, desta vez na cidade de Juramento (MG), com 2,4 graus de magnitude.

Redação Terra

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Lembrando...

Tremor de terra que causou morte em Minas pode se repetir, diz especialista

10.12.2007 - Especialistas do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB) chegam hoje a Itacarambi, no norte de Minas Gerais, para apurar as causas do tremor. O abalo registrou intensidade de 4.9 na escala Richter, que vai de 0 a 9. Os profissionais levarão mais equipamentos para a região e conversarão com moradores. O professor Lucas Vieira Barros, que chefia a equipe, disse ao jornal Estado de Minas que é grande a possibilidade de o abalo se repetir.

Diante dessa possibilidade, as famílias de Caraíbas, o epicentro do tremor, estão sendo retiradas de casa. No domingo, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) removeu pelo menos 76.

Barros afirmou que não é possível evitar outras ocorrências, mas avaliar o risco da região e prevenir tragédias.

Redação Terra

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

"Porque as comportas do alto se abrem e os fundamentos da terra tremem. A terra se quebra, a terra é abalada violentamente, a terra é fortemente sacudida. A terra cambaleia como um bêbado, é agitada como uma cabana. Sua rebelião pesa sobre ela, ela cairá e já não se levantará". (Is 24, 18-20)


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne