16.03.2009 - A região de São Joaquim, a mais alta de Santa Catarina e a mais fria do País, registrou pela primeira vez, desde 1955, ano de abertura da estação do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), geada em todos os meses do verão no mesmo período. Foram 12 geadas na estação mais quente. "Em número de dias com geada, é um novo recorde para a estação verão e é um recorde também para dezembro de janeiro", afirmou Ronaldo Coutinho do Prado, do portal do tempo Climaterra.
Segundo Prado, geou nos dias 4, 5, 13, 18, 26 e 27 de dezembro, 5, 6, 21 e 22 de janeiro, 15 de fevereiro e 15 de março.
"A maioria das geadas foi bem fraquinha. A mais forte foi no dia 26 de dezembro, quando fez 3°C. No verão, a gente chama essa geada de mancha, pois tem um ponto aqui outro ali", disse Prado.
Segundo ele, as geadas foram propiciadas pelo fenômeno La Niña, que facilita a entrada de massa fria. "Por isso, que está um verão muito ameno - 80% do nosso verão foi de agradável à frio. O pessoal usou pouco ar-condicionado, pouco ventilador. Apenas em parte de fevereiro e na primeira quinzena de março é que (o verão) fez jus ao normal", afirmou Prado.
A temperatura mínima nesta segunda-feira em Santa Catarina foi registradas às 2h em São Joaquim, quando o termômetro na Vila Francioni marcou 6,4ºC, a mesma de ontem. "(A temperatura de hoje) não baixou mais porque ficou nublado e formou um pouco de nevoeiro. A nuvem é como se fosse um cobertor", explicou Prado.
Redação Terra
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Profecia de Nossa Senhora de La Salette, aparição na França em 1846, reconhecida pela Igrreja em 1851.
"As estações serão mudadas, a terra não produzirá senão maus frutos, os astros perderão os seus movimentos regulares, a lua não refletirá senão uma luz avermelhada; a água e o fogo causarão ao globo terrestre movimentos convulsivos e horríveis terremotos, que farão tragar montanhas, cidades..."