14.03.2009 - O vulcão colombiano Galeras registrou nesta sexta-feira uma erupção e as autoridades elevaram de laranja para vermelho o nível de alerta na região, motivo pelo qual os habitantes das áreas de risco terão que deixar suas casas.
Às 17h (19h de Brasília), o Instituto Colombiano de Geologia e Mineração (Ingeominas) informou que, aproximadamente 70 minutos antes, uma erupção foi registrada no vulcão, que fica no departamento de Nariño, 700 km ao sul de Bogotá e perto da fronteira com o Equador.
Em nota, o Ingeominas disse que, em virtude do "caráter explosivo" da emissão de materiais magmáticos, o "nível de atividade" do Galeras pode ser considerado de "erupção iminente ou em curso".
O governador de Nariño (sul), Antonio Navarro Wolff, pediu aos habitantes das áreas de risco que deixem suas casas e se dirijam aos abrigos de emergência disponibilizados em vários pontos da região.
Ele esclareceu que a erupção não causou vítimas nem danos materiais.
Segundo o Ingeominas, "há relatos de queda de cinzas" em bairros e povoados de quatro municípios que cercam o Galeras.
Fonte: Terra notícias
----------------------------------------------------------------------------------------------------------
Lembrando...
Aquecimento global pode levar a um aumento das erupções de vulcões
13.09.2007 - O aquecimento global pode levar a um aumento nos próximos anos das erupções de vulcões, alertou nesta quinta-feira um especialista britânico em mudanças climáticas.
De acordo com o especialista em clima da University College em Londres, Bill McGuire, o derretimento das camadas polares estaria aumentando o nível do mar e, conseqüentemente, a pressão sobre a superfície terrestre.
"Já há sinais de que terremotos no Alasca estão sendo provocados pelo derretimento do gelo. Também há sinais de que o vulcão Pavlov, no Alasca, deve entrar em erupção no inverno, quando o nível do mar se eleva em cerca de 30 centímetros, devido a condições climáticas", disse McGuire em um evento de cientistas na cidade britânica de York.
"Portanto, se nós observamos um aumento de um ou dois metros no nível do mar neste século, acompanhado de perdas em massa nas regiões polares, podemos esperar uma resposta da superfície terrestre nas próximas décadas, eu acredito." McGuire disse que 60% de todos os vulcões são ilhas localizadas próximas a litorais e são suscetíveis a mudanças na pressão terrestre decorrentes do aumento do nível do mar.
Ele também avalia que pode haver um aumento em terremotos e tsunamis, devido ao mesmo fenômeno.
Fonte: UOL notícias