11.03.2009 - Agredeço ao Padre Inácio José do Vale pelo envio , Dilson Kutscher. - www.rainhamaria.com.br
“O misticismo sempre floresceu em épocas de catástrofes e de mudanças acentuadas”.
Antonio Xavier Teles - Catedrático em Filosofia
Estamos vivendo crises terríveis: climática, energética, ecológica, econômica, moral e religiosa.
Vivemos a catástrofe do flagelo das drogas, do terrorismo, da corrupção e a ameaça de destruição da humanidade pelas armas nucleares, químicas e biológicas.
O medo maior é que ninguém sabe prever o futuro cabal dessas armas de destruição de massa e se elas caírem nas mãos de fundamentalistas e terroristas.
“Estamos à beira de uma segunda era nuclear”, assim foi divulgado em Londres, advertindo o mundo para proliferação das armas nucleares no Boletim dos Cientistas Atômicos (1).
A ativista tunisiana Souhary Belhassen, presidente da Federação Internacional das Ligas dos Direitos Humanos (FIDH), que reúne organizações de direitos humanos em mais de 100 países afirma: “O mundo vive uma crise enorme e é com toda a impunidade que chefes de empresas e de Estado agem. É insuportável! Na última década, assistimos ao estrago nos direitos sociais e econômicos dos mais pobres. A desregulamentação econômica só atingiu uma categoria: os mais pobres, que empobreceram ainda mais” (2).
A FAO divulgou as novas estimativas sobre a fome no mundo: 2008 deverá terminar com 963 milhões de subnutridos, 40 milhões a mais que em 2007. Ainda que não se disponham dessas estimativas para as diferentes regiões do mundo, é de esperar que a região da América Latina e Caribe tenha sido uma das mais afetadas, diz José Graziano da Silva que é representante regional da FAO para América Latina e Caribe (3).
Diante de tanta calamidade e angústia: “A Igreja Universal do Reino de Deus fundada há 30 anos no Brasil se aproveita da crise para atrair fiéis em desespero e consolidar o seu império evangélico na América Latina”.
“O dízimo é a palavra-chave para abrir as portas de Deus”, prega o bispo Paulo Roberto no altar do templo da Universal mexicana. Se você dá, Deus te dá, repete Paulo Roberto, ao pedir doações de 20 a 1.000 pesos (4).
Para esses pregadores que pouco conhece a real exegese da Sagrada Escritura, Jesus Cristo deixou de ser a ‘porta’ e o ‘caminho’ para Deus (Jo 10,9;14,6).
O GOLPE DA FÉ
O misticismo fanático das seitas aparece em tempos tenebrosos. O lema das seitas é: “Enquanto pior, melhor é para seus embustes e emboscadas”.
As seitas são criativas diante das crises. Promovem novas campanhas, correntes, cruzadas, novenas e marchas para conquistar mais fiéis. Prometem solucionar todo tipo de problemas. Os líderes profetizam para seus sectários que a crise não o atingirá, puro engano.
É abundante no momento de crise aparecer, livros de auto-ajuda, santinhos e santão poderoso, convite para sessões de descarrego, para tomar passe, cursos de prosperidades, retiros espirituais de energia positiva, encontros de sucesso para empresários, programas de TV, em rádio e internet que vão enriquecer os telespectadores que se tornarem sócios e todo ‘sacrifício’ é válido mediante dízimos e ofertas para tomar posse da bênção.
Na verdade, todo sacrifício, a fé a as doações dos fiéis, vai enriquecer os donos dessas empresas religiosas. Hajam visto seus carrões, mansões, palácios, aviões, empresas particulares e familiares e conta bancária que não acaba nunca mais.
A indústria do engano religioso é a mais lucrativa do mundo, para ela não existe PROCON. Os líderes debochadamente alegam a falta de fé do fiel por não receber a bênção, ou vai reclamar á Deus.
LITERATURA DE AUTO-AJUDA
“Com efeito, não foi seguindo fábulas sutis, mas por termos sido testemunhos oculares da sua majestade, que vos demos a conhecer o poder e a vinda de Jesus Cristo” (2 Pd 1,16).
A revista “Forbes” divulgou a lista dos dez escritores mais bem pagos do mundo: todos eles são anglófonos e no topo da lista, como era de se esperar, está a britânica J.K.Rowling, criadora de Harry Potter. Com os sete livros da série sobre o bruxo adolescente, Rowling faturou US$ 300 milhões no ano passado. Desde que o primeiro volume da série foi lançado, há dez anos, a escritora já vendeu 375 milhões de exemplares de seus livros em todo o mundo. A soma vem das vendas em livrarias, mas também de polpudos adiantamentos, vendas de direito e filmagem para cinema, TV ou videogames etc. (5).
“Enquanto o livro de auto-ajuda O Segredo está na lista da Veja dos mais vendidos no Brasil há 71 semanas (setembro de 2008) – até agora foram vendidos mais de 2 milhões de cópias em DVD e 13 milhões de livros no mundo todo -, ouve-se o mesmo tipo de ensinamento em um número cada vez maior de púlpitos evangélicos”.
Pastores que também escreveram sobre auto-ajuda:
NORMAN VINCENT PELAE, pastor da Igreja Marble Collegiate por 52 anos em Nova York, seu livro mais famoso é O Poder do Pensamento Positivo. É considerado o introdutor da psicologia moderna nas igrejas.
ROBERT SCHULLER, pastor de uma grande igreja na Califórnia conhecida como Catedral de Cristal, o livro que representa a essência de sua pregação tem o título O Pensamento da Possibilidade.
DAVID (PAUL) YONGGI CHO, pastor sul-coreano da igreja que é considerada a maior igreja evangélica do mundo. Em seu livro A Quarta Dimensão, ele sugere que as pessoas “engravidem de seus desejos para torná-los realidade”.
É bom ressaltar que a igreja do Pr. Cho e outras igrejas evangélicas pararam de crescer a partir do ano de 1990 na Coréia do Sul. Agora a Igreja que cresce é a Católica.
JOEL OSTEEN, pastor da Igreja Lakewood, em Houston, EUA, é atualmente um dos nomes mais em evidência nos Estados Unidos. Dentre seus livros, estão Só Depende de Você e O que Há de Melhor em Você (6).
Não há nada de segredo no livro O Segredo, é sim um ecletismo filosófico do hinduísmo, xintoísmo, budismo, xamanismo e da Nova Era. Tal ecletismo gnóstico clonado e conectado com o pensamento atual.
È muito baixo a força da auto-ajuda. Ajuda é alta mesmo para seus mentores que vendem seus produtos enquanto estão na moda.
Realmente, como disse São Pedro: “São fábulas sutis”, que enganam os menos esclarecidos.
Nada é maior do que a majestade e o poder de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Para nós cristãos o mais importante nesta vida é a esperança gloriosa da volta de Jesus Cristo. Só os verdadeiros cristãos que podem sentir está estupenda alegria.
O Segredo, a teologia da prosperidade, auto-ajuda, G-12 e seus apóstolos e língua estranha, tudo isso é para São Paulo Apóstolo: “Vãs e enganosa filosofia (Cl 2,8)”.
Tais líderes religiosos que criam essas doutrinas querem ganhar dinheiro e culto à personalidade.
Essas criaturas não conhecem e não tiveram ainda uma ardente experiência profunda e permanente de comunhão com Jesus de Nazaré.
A pessoa que tem Jesus Cristo como Mestre e Senhor, sua vida é pautada na verdade do evangelho e jamais em experiência de si mesmo, em visões, revelações de anjos, profecias e língua estranha, literatura ungida de “homens de Deus” e de auto-ajuda.
Escreve São João Apóstolo: “Quanto a vós, a unção que recebestes de Cristo permanece em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine” (1 Jo 2,27).
CONCLUSÃO
O verdadeiro cristão rejeita radicalmente todo tipo de misticismo, ocultismo, espiritualismo, neopentecostalismo, astrologia e a famigerada Nova Era.
Seus gurus, bruxos, médiuns, magos, profetas, apóstolos e pregadores carismáticos, surgem como “salvadores da pátria” e falácias em meio a crise para iludir as pessoas com falsas esperanças e soluções baratas que na verdade fica muito cara para seus seguidores.
A convicção da santíssima fé católica faz seguir Jesus Cristo sem embaraço, sem medo e sem confusão.
Toda a nossa crença estar fundamentada e confirmada na Pessoa do Senhor dos senhores e Rei dos reis. Ele vem. Maranata!
Pe. Inácio José do Vale
Pároco da Paróquia São Paulo Apóstolo
Professor de História da Igreja
Faculdade de Teologia de Volta Redonda
E-mail: [email protected]
NOTAS E BIBLIOGRAFIA
(1) O Globo, 21/01/2007, p.2.
(2) O Globo, 07/12/2008, p.38
(3) Valor, sexta feira e fim de semana, 2,3 e 4 de janeiro de 2009, p. A10.
(4) O Globo, 01/02/2009, p.12.
(5) O Globo, 04/10/2008, p.5.
(6) Impacto, Julho-Agosto, 2008, pp. 5 e 13.
TELES, Antonio Xavier. Introdução ao Estudo de Filosofia, São Paulo: Ática, 1984.
AQUINO, Felipe Rinaldo Queiroz de. Falsas Doutrinas-Seitas e Religiões, Lorena: 2006.