11.03.2009 - A Coreia do Norte afirmou hoje que adotará "todas as medidas necessárias" para proteger sua soberania perante as "ameaças reais" dos Estados Unidos, informou a agência de notícias oficial local "KCNA", citada pela sul-coreana "Yonhap".
"Tomaremos todas as medidas necessárias para proteger a soberania do país perante as ameaças reais dos EUA e de seus aliados", apontou um porta-voz da Chancelaria da Coreia do Norte.
Militares de Coreia do Sul e EUA iniciaram nesta segunda-feira exercícios anuais que simulam uma hipotética guerra com a Coreia do Norte, que criticou as manobras de forma dura.
Pyongyang pediu, na semana passada, a suspensão dessas manobras, que se prolongarão até o próximo dia 20, ao considerá-las um prelúdio de uma invasão a seu território.
A Coreia do Norte voltou hoje a qualificar essas manobras como "exercícios perigosos para preparar uma guerra" e frisou que não há garantias de que Seul e Washington não estejam preparando uma invasão.
Ao mesmo tempo, o porta-voz norte-coreano criticou o Governo Barack Obama por querer intervir na política interna da Coreia do Norte e tentar violar sua soberania.
As duas Coreias vivem uma forte escalada de tensão, principalmente por Pyongyang ter admitido recentemente que prepara o lançamento de um satélite de comunicação e devido às manobras conjuntas militares entre Coreia do Sul e EUA.
Fonte: Terra notícias
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Lembrando...
Interceptação de satélite gerará guerra, diz Coréia do Norte
08.03.2009 - A Coréia do Norte advertiu que responderá a qualquer tentativa de interceptação do satélite que pretende lançar, e que isso poderá desencadear uma guerra. "Faremos represálias ante qualquer ação para interceptar nosso satélite com fins pacíficos, atacando com os mais poderosos meios militares", advertiu um porta-voz do Estado-Maior do Exército Popular da Coréia.
"Disparar contra nosso satélite com fins pacíficos significará uma guerra", acrescentou o porta-voz, em declarações publicadas pela agência KCNA.
O objetivo das represálias, segundo o porta-voz, não serão "somente os que estiverem envolvidos no ataque, mas as potências agressoras dos Estados Unidos e Japão, assim como sua marionete, a Coréia do Sul, que arma um complô para interceptá-lo".
Antes, a Coréia do Norte ordenou a seus militares que se preparem para o combate, conforme informou a imprensa estatal nesta segunda-feira (hora local), pouco antes de iniciarem as manobras conjuntas dos Estados Unidos e Coréia do Sul, que o regime comunista classificou de prelúdio da guerra.
Em um comunicado divulgado pela agência norte-coreana KCNAM, o Exército do Povo Coreano (KPA) descreveu o exercício militar de Washington e Seul como um fato "sem precedentes em relação ao número de forças agressoras envolvidas e sua duração".
"O Comando Supremo do KPA emitiu uma ordem a todo seu pessoal de serviço para que estejam preparados para o combate", segundo o comunicado.
"Esta é apenas uma medida de defesa para proteger a soberania e dignidade de nossa ção", acrescenta a nota.
Fonte Terra notícias
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Lembrando...
Coréia do Norte promete guerra nuclear caso for atacada
03.07.2006 - A Coréia do Norte aumentou a retórica em sua guerra de palavras com Washington ao prometer um "golpe aniquilador" com sua força nuclear se os Estados Unidos atacarem o país, disse a mídia norte-coreana na segunda-feira.
Durante o final de semana, a Coréia do Norte disse que iria se preparar em resposta a uma ameaça norte-americana. Essa foi a primeira vez que o país comunista mencionou seu programa nuclear desde o início de uma crise sobre seus supostos planos de testar um míssil de longo alcance.
"As Forças Armadas e o povo da DPRK estão agora em total prontidão para responder a um ataque preemptivo com um golpe aniquilador e uma guerra nuclear com uma potência nuclear", disse o jornal comunista na segunda-feira.
DPRK é a sigla em inglês para o nome oficial da Coréia do Norte ¿ República Democrática Popular da Coréia. Na notícia divulgada pela agência de notícias norte-coreana KCNA, os EUA teriam aumentado a tensão na região ao mandar aviões de espionagem para a península.
Desde fevereiro do ano passado, a Coréia do Norte já ameaçou incrementar seu arsenal nuclear várias vezes, em resposta ao que vê como ameaças norte-americanas crescentes.
Os EUA afirmam que a Coréia do Norte está preparando um teste de um míssil balístico de longo-alcance que alguns especialistas dizem que poderia atingir partes dos EUA.
Fonte: Terra notícias.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
"Ouvireis falar de guerras e de rumores de guerra. Atenção: que isso não vos perturbe, porque é preciso que isso aconteça. Mas ainda não será o fim". (Mt 24,6)
"Quando os homens disserem: Paz e segurança!, então repentinamente lhes sobrevirá a destruição, como as dores à mulher grávida. E não escaparão". (1Ts 5,3)