09.03.2009 - O Administrador Apostólico de Valência, Cardeal Agustín García-Gasco, pediu aos centros católicos e às pessoas que ocupam postos de direção, elaborar um modelo de desenvolvimento que esteja ao serviço da dignidade da pessoa e não do dinheiro, porque a crise de valores éticos foi a origem da atual crise econômica.
Em uma recente carta semanal, o Cardeal assinalou que a economia não pode viver “à margem da criação de redes de verdadeira confiança e de genuína solidariedade”, e que “a situação atual nos demonstra quão fácil é passar da crise de valores éticos à crise econômica”.
“Destruir a ética do comportamento humano, cifrando-o tudo exclusivamente na legalidade –que acaba sendo legalismo vazio–, conduz algumas das tristes conseqüências que estamos sofrendo”, explicou.
Nesse sentido, lembrou que o Papa Bento XVI afirmou que nenhum batizado pode permanecer indiferente “quando falta o pão sobre a mesa dos homens”. Por isso, convidou “a todas as associações católicas que se movem no âmbito econômico a que contribuam ativamente nestes momentos de especial dificuldade. A economia não é uma questão de números mas sim de pessoas”.
O Cardeal García-Gasco criticou que queira pôr os interesses de poucos sobre o bem comum, pois à larga “a lógica da economia sofre e prejudica a todos”. “Quando as cifras da economia galopam afastadas da realidade concreta das pessoas, mais cedo ou mais tarde aterrissam de modo abrupto”, indicou.
Em sua carta, o Cardeal também se referiu à próxima celebração do Dia da Mulher Trabalhadora, e pediu refletir sobre “quão afastada está a realidade espanhola dos direitos teóricos, e o elevado custo que muitas mulheres sofrem em sua vida pessoal pela escassa conciliação do âmbito trabalhista e familiar”.
Por isso, o Administrador Apostólico de Valência insistiu que “os centros católicos e os cristãos em postos de direção devemos nos esforçar por ser uma luz real para os novos caminhos do século XXI”.
O íntegra está em http://www.archivalencia.org/contenido.php?pad=81&modulo=42&id=1446&v=41&id_autor=2