04.03.2009 - A Justiça de Bélgica condenou a um mês de prisão preventiva um mendigo acusado de roubar comida do contêiner de lixo de um supermercado da rede Delhaize em Bruges, segundo informou a agência de notícias Belga.
O advogado que o defende anunciou que recorrerá da decisão. Ele foi detido na semana passada quando fugia de bicicleta, após pegar comida do lixo, e segue se negando a revelar sua identidade e disse que vive em uma floresta próxima à cidade.
O promotor encarregado do caso, Jean-Marie Berkvens, disse que o roubo em si não é um crime grave, mas que o acusado "tornaria as coisas mais fáceis" se colaborasse e dissesse quem é.
Fonte: Terra notícias
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Lembrando...
Uma solução radical: Prefeitura no Paraná expulsa mendigos
23.03.2007 - A Prefeitura de Apucarana, no Paraná, adotou uma solução radical para acabar com os moradores de rua: recolheu os mendigos e mandou-os embora do município. Só neste ano, pelo menos 60 pessoas foram "devolvidas" para outras cidades. A administração municipal diz que a medida é uma resposta à reclamação de cidadãos incomodados.
Na quinta-feira (22), logo cedo, assistentes sociais já estavam nas ruas, acompanhados por policiais militares, para procurar mendigos e andarilhos. Eles conversaram rapidamente com os moradores de rua e os levaram para a delegacia. No total, 15 pessoas foram recolhidas a maioria veio de outras cidades.
Na delegacia, mesmo sem antecedentes criminais, todos foram fichados. Só um deles ficou detido, por fornecer bebida alcoólica a um menor.
Depois disso, as assistentes sociais fizeram uma triagem: quem é de Apucarana foi encaminhado para a família ou um abrigo e os que vieram de fora ganharam passagens de ônibus para fazer a viagem de volta à cidade natal.
Quem for visto nas ruas outra vez será processado por vadiagem. "A gente está tomando essa medida mais enérgica para poder acabar com isso", justificou a assistente social Edilaine Lima.
Um conselheiro de Diretos Humanos da cidade, Gelson Gil, não concorda com o procedimento. "A coerção é crime. Não podemos coagir o cidadão simplesmente porque ele está na rua. O direito de ir e vir tem que ser assegurado", afirma.
Fonte: Globo.com
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Diz na Sagrada Escritura:
"Respondeu Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende teus bens, dá-os aos pobres e terás um tesouro no céu. Depois, vem e segue-me!" (Mt 19,21)
"Então ele ergueu os olhos para os seus discípulos e disse: Bem-aventurados vós que sois pobres, porque vosso é o Reino de Deus!" (Lc 6,20)