Denúncias de abuso sexual de crianças aumentam 30% em 2008


18.02.2009 - A Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República (SEDH) informou, nesta terça-feira, que o número de denúncias de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, por meio do telefone Disque 100, aumentou 30% em 2008, em comparação ao ano anterior. Foram 32.588 casos no ano passado, contra 24.942 em 2007. Na média diária, foram 68 ligações em 2007, e 89 chamadas em 2008.

Proporcionalmente ao total da população, as regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste foram as que registraram o maior número de denúncias no período de maio de 2003 a janeiro de 2009. Mas, em números totais, no mesmo período, a liderança foi do Nordeste (29.029 denúncias), seguida do Sudeste (28.213) e do Sul (11.633).

No mesmo período, o total de vítimas foi de 146.863, sendo 62% mulheres e 38% homens. As denúncias foram de violência sexual, negligência e violência física e psicológica.

Na avaliação da coordenadora do Programa de Enfrentamento da Violência Sexual de Crianças e Adolescentes, da SEDH, Leila Paiva, o aumento das denúncias não significa o crescimento do número de casos. "Os números do Disque 100 têm aumentado bastante, mas não é para nós um crescimento da violência contra crianças e adolescentes. Representa a maior mobilização da população para isso", afirmou. "Além do mais, agora o Disque 100 funciona todos os dias, inclusive finais de semana, das 8h às 22h, o que tem facilitado o acesso ao serviço."

Leila participou do lançamento da Campanha Nacional de Enfrentamento da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no Carnaval, na escola de samba Grande Rio, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Segundo ela, os casos de abuso crescem no período carnavalesco, motivados pelas festas e o maior consumo de álcool. Números do Disque 100 mostram que, no Carnaval de 2008, o número de denúncias praticamente dobrou em relação a 2007, passando de 54 para 103 telefonemas diários.

Além do Rio de Janeiro, a campanha abrangerá ainda as cidades de Fortaleza, Salvador, Recife, Belém, Manaus, Corumbá, Porto Alegre, São Paulo, Brasília, Vitória e Belo Horizonte. O Disque 100 é executado pela SEDH, em parceria com a Petrobras e o Centro de Referência, Estudos e Ações sobre Crianças e Adolescentes (Cecria).

Agência Brasil

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Lembrando...

A que ponto chegou: mãe teria confessado orgias sexuais com filhos

13.09.2007 - Lucimere Rangel Pereira, 42 anos, teria confessado, em depoimento, nesta quinta-feira aos policiais da Delegacia da Criança e do Adolescente Vítima (DCAV) do Rio de Janeiro, ter praticado orgias sexuais com três de seus filhos: de 6, 7 e 9 anos. Ela foi detida na quarta-feira quando se apresentou no Fórum de Nova Iguaçu, em cumprimento a um mandado de prisão expedido pela Justiça pelos crimes de estupro, atentado violento ao pudor e embriaguez.

Segundo os policiais, Lucimere, seu marido, Rubem Ferreira Machado, pai de um dos seus filhos, e o dono do sítio onde moravam, Gustavo Cardoso Rodrigues, abusariam sexualmente das crianças desde que elas tinham 2 anos.

De acordo com as informações da polícia, eles praticavam orgias sexuais, ameaçavam as crianças com arma de fogo, forçavam as crianças a praticarem sexo e atos libidinosos.

Após dois meses de investigação, Lucimere teria percebido que estava prestes a ser presa, largado o emprego de babá em Nova Iguaçu e se refugiado em Belo Horizonte, Minas Gerais. Os policiais monitoraram o banco onde a suspeita recebia a pensão alimentícia deixada pelo pai de duas das crianças.

Com receio de ser detida a qualquer momento, ela teria contratado um advogado e se apresentado ao Fórum de Nova Iguaçu, onde o juiz responsável pelo caso determinou que a mesma fosse presa.

De acordo com a polícia, na década de 80, a suspeita já havia sido condenada pela prática do mesmo crime com três filhos que, na época, eram menores. Ela chegou a cumprir 10 anos de prisão e agora, em liberdade, formou uma nova família e teria voltado a praticar o mesmo crime contra seus três filhos menores.

Fonte: Terra notícias

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Pai violenta o próprio filho de cinco anos e é preso pela polícia em SP

03.08.2007 - Um menino de cinco anos foi violentado pelo próprio pai na noite desta quinta-feira (02) no bairro Laranjeiras Velha, na Serra. Foi a própria mãe da criança quem denunciou. Eles viviam juntos há cerca de seis anos. Ele foi encontrado em casa por policiais militares e levado para o Departamento de Polícia Judiciária (DPJ) do município.

O agressor, que tem 28 anos, foi transferido para o presídio de Jardim América, em Cariacica, na manhã desta sexta-feira (03). Exames médicos comprovaram o abuso sexual sofrido pelo filho dele. Segundo a mãe, que é cobradora de ônibus e tem 28 anos também, o filho disse que foi a primeira vez que o fato aconteceu. Ela estava trabalhando e soube da violência pelo filho ao chegar em casa. Chorando nesta manhã, avisou que vai se separar do acusado.

O menino passou por cuidados em um centro de atendimento às vítimas de violência sexual e voltou para casa com a mãe. O pai não confessou e nem negou o crime, mas foi autuado por atentado violento ao pudor.

Fonte: G1

=======================================================================

"Nota bem o seguinte: nos últimos dias haverá um período difícil.
Os homens se tornarão egoístas, avarentos, fanfarrões, soberbos, rebeldes aos pais, ingratos, malvados, desalmados, desleais, caluniadores, devassos, cruéis, inimigos dos bons, traidores, insolentes, cegos de orgulho, amigos dos prazeres e não de Deus, ostentarão a aparência de piedade, mas desdenharão a realidade. Dessa gente, afasta-te!" (2 Tm 3,1-5)


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne