07.02.2009 - O papa Bento XVI pediu neste sábado uma defesa "com vigor a absoluta e suprema dignidade de qualquer vida humana" em sua mensagem para o Dia Mundial do Doente, divulgada pelo escritório de imprensa do Vaticano.
O pontífice acrescentou que, "com o passar dos tempos, não muda a mensagem da Igreja que proclama que a vida humana é bela e é vivida em sua totalidade também quando é frágil e está envolvida no mistério do sofrimento".
As palavras de Bento XVI ocorrem no momento em que, na Itália, há o debate sobre a suspensão da alimentação de Eluana Englaro, uma italiana de 38 anos em estado vegetativo desde 1992.
Bento XVI lembrou que seu antecessor João Paulo II foi um "exemplo da aceitação paciente do sofrimento e deu um exemplo especialmente luminoso no fim de sua vida".
Na mensagem para o Dia Mundial do Doente, que a Igreja Católica lembrará em 11 de fevereiro, o pontífice expressa seu "proximidade espiritual" a todos aqueles que sofrem uma doença e mostra seu apoio a todos aqueles que se "dedicam com amor a curar e aliviar os sofrimentos de quem atravessa por uma doença".
Fonte: Terra notícias
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Lembrando...
Itália: Pai de Eluana Englaro a seqüestra para aplicar-lhe eutanásia em Udine
04.02.2009 - UDINE .- Beppino Englaro seqüestrou, sem autoridade legal para fazê-lo, a sua filha Eluana Englaro, uma italiana que vive conectada a umas sondas que a hidratam e alimentam. Com esta ação o pai procura que sua filha morra depois do retiro das sondas, em um caso similar ao da americana Terri Schlinder-Schiavo, quem depois de 13 dias de agonia morreu pela mesma causa a pedido de seu marido Michael Schiavo.
Beppino Englaro seqüestrou a Eluana em meio da noite, estando aos cuidados das irmãs da Misericórdia na clínica Beato Luigi Talamoni em Lecco, para levá-la a uma clínica de Udine, aonde já chegou hoje às 15:26 (hora local), e aonde deseja realizar a eutanásia de sua filha. O objetivo do pai é fazer do caso de sua filha um caso público para sentar um precedente na legislação italiana em que atualmente se discute uma norma que evitaria que este tipo de fatos aconteçam quando a pessoa está no estado de coma em que está Eluana.
A eutanásia de Eluana se realizará gradualmente, conforme explica a nota do jornal italiano La Repubblica. "Nos primeiros dias Eluana Englaro será alimentada como em Lecco e em três dias, se não acontecer nada novo, começará a lenta e gradual operação de redução da alimentação. ' Viverá por dois, máximo três semanas, salvo novas detenções', comenta o advogado Campeis'", da família Englaro.
Uma das amigas de Eluana, Laura Portaluppi, comenta a La Repubblica que "é como voltar para 17 anos atrás, a aquele dia no que perdi a minha melhor e única amiga. Hoje para mim é um dia negro, é como se se reabrisse uma ferida enorme que iniciará um caminho que levará a Eluana à morte".
Por sua parte, o Arcebispo de Udine, Dom Pietro Brollo, pediu aos fiéis da diocese "rezar por Eluana, pela família Englaro, por todos quão voluntários assistem às pessoas em sofrimento".
Do mesmo modo, a Conferência Episcopal Italiana, em um comunicado ao terminar a reunião do Comitê Permanente, lembrou claramente que desconectar a Eluana Englaro das sondas com as que é alimentada e hidratada é claramente um caso de eutanásia.
Fonte: ACI
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Diz na Sagrada Escritura:
"Por que me perguntas a respeito do que se deve fazer de bom? Só Deus é bom. Se queres entrar na vida, observa os mandamentos". (Mt 19,17)
"Conheces os mandamentos: não mates; não cometas adultério; não furtes; não digas falso testemunho; não cometas fraudes; honra pai e mãe". (Mc 10,19)
"Ouvi a palavra do Senhor, filhos de Israel! Porque o Senhor está em litígio com os habitantes da terra. Não há sinceridade nem bondade, nem conhecimento de Deus na terra. Juram falso, assassinam, roubam, cometem adultério, usam de violência e acumulam homicídio sobre homicídio. Por isso, a terra está de luto e todos os seus habitantes perecem; os animais selvagens, as aves do céu, e até mesmo os peixes do mar desaparecem." (Os 4, 1-3)