04.02.2009 - Inundações tomaram o estado de Queensland.
Foto aérea mostra inundação na região de Ingham, no estado australiano de Queensland, nesta quarta-feira (4). As chuvas provocadas pelo ciclone Ellie, que já perdeu força, afetaram pelo menos 2.900 casas na região. As autoridades emitiram um alerta para o risco de que crocodilos tenham sido levados pela enchente para áreas urbanas. (Foto: AFP)
Fonte: G1
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Lembrando...
Austrália volta a sofrer com calor de 40 graus e ciclone
03.02.2009 - O sul da Austrália, que na semana passada sofreu com uma extrema onda de calor que deixou mais de 40 mortos, voltou a enfrentar altas temperaturas nesta terça-feira (3), depois do breve alívio de ontem, quando os termômetros ficaram abaixo dos 40 graus pela primeira vez em uma semana.
Adelaide, capital do estado da Austrália do Sul, registrou na segunda-feira (2) máxima de 38,8 graus. Porém, os termômetros subirão acima dos 40 nos próximos dias e começarão a descer apenas na sexta-feira (6).
O uso da eletricidade foi restringido em lojas e supermercados da Austrália do Sul para diminuir a carga sobre a rede elétrica do estado, que na semana passada falhou diante da demanda gerada pela onda de calor.
No estado de Victoria, mais de 100 bombeiros aproveitam a redução das temperaturas, que estão em torno de 29 graus na capital Melbourne, para apagar vários incêndios gerados na segunda-feira em partes remotas do leste do estado.
O serviço meteorológico adverte que o termômetro subirá aos 37 graus em Melbourne, no sábado, e os ventos serão extremos, o que pode reativar qualquer incêndio florestal que não tenha sido apagado antes.
Além do calor e da ameaça de incêndios, Melbourne sofre com uma forte seca. A água armazenada no reservatório de Thompson está em seu nível mais baixo desde que foi construído, em 1984.
Inundação
A situação no sul da Austrália contrasta com a do norte, onde nos últimos dias se recolheram até 420 milímetros de água em algumas localidades, como a de Ingham. Segundo o serviço de meteorologia, as fortes chuvas na região continuarão devido ao ciclone Ellie.
Cerca de 200 casas, ruas e estradas estão inundadas ao sul de Townsville, onde um motorista atropelou na segunda-feira um crocodilo, que foi resgatado depois por especialistas, informou a rádio local "ABC".
Fonte: G1
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Lembrando...
Sinal dos Tempos: Austrália terá bairro exclusivo para homossexuais
21.07.2008 - A construção, estimada em 12,7 milhões de libras, começará no ano que vem.
O bairro será feito perto de uma das maiores comunidades gays do interior australiano.
Um vilarejo de Linton Estate, em Ballan, na Austrália, será o paraíso dos homossexuais, lésbicas e transexuais, noticiou nesta segunda-feira (21) o jornal "Daily Telegraph". Segundo a reportagem, o plano de construção do bairro com a temática gay foi aprovado na semana passada, apesar de algumas objeções de moradores da região.
Fonte: G1
------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Lembrando...
Padres australianos pedem fim do celibato
26.01.2005 - Os padres católicos da Austrália pediram ao Vaticano para que abandone a obrigatoriedade de celibato a fim de frear a queda de ordenações que está sendo registrada, informa hoje a imprensa local. O jornal Sydney Morning Herald afirma que o Conselho Nacional de Padres australiano escreveu no mês passado ao Sínodo de Bispos do Vaticano pedindo que o matrimônio não seja mais um obstáculo para as ordenações e que a Igreja encare a reintegração dos sacerdotes que deixaram o clero para se casar.
O padre Hal Ranger, presidente do Conselho, informou ao jornal que essas mudanças seriam necessárias para garantir que os católicos possam continuar tendo acesso aos sacramentos.
O Conselho, que reúne cerca da metade dos 1.650 sacerdotes da Austrália, pediu em sua carta que o Sínodo "estude honestamente se é apropriado continuar insistindo que o sacerdócio, com raras exceções, seja obrigatoriamente condicionado ao celibato". Este pedido acontece depois que uma pesquisa com mais de 300 padres da diocese de Sydney revelou um baixo nível de apoio ao celibato, e que isso foi citado como motivo para renúncia ao sacerdócio.
Terra notícias
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Lembrando...
Artistas australianos brincam de Deus e usam tecnologia para recriar episódios da Bíblia
15.12.2007 - Projeto de artistas australianos se inspira em imagens de satélite no estilo do Google Earth. Obras foram reveladas este mês em feira de artes em Miami.
Depois de ajudar a visualizar o telhado da sua casa, os recantos mais remotos do planeta Terra e até a superfície da Lua, a mesma tecnologia de imagens de satélite empregada no software Google Earth inspirou um grupo de artistas australianos a "brincar" de Deus. Em "God's eye view", que significa ao pé da letra "ponto de vista de Deus", eles imaginam como seriam alguns dos episódios mais conhecidos - e antigos - da humanidade observados de um ângulo, digamos, privilegiado.
Idealizado pelo coletivo Glue Society e criado usando fotografias de satélite modificadas por computador, o projeto foi exibido este mês na Miami Art Fair, um dos eventos mais importantes de arte contemporânea no mundo. Entre as "cenas" observadas pelos olhos "daquele que tudo vê" estão quatro cenas bíblicas: a crucificação de Cristo ("Cross"), a separação do Mar Vermelho por Moisés ("Moses"), a arca de Noé ("Ark") e o Paraíso de Adão e Eva ("Eden").
Os trabalhos foram comissionados pelo galerista Eric Romano, da Pulse Art de Nova York. Ele se interessou pelo coletivo baseado em Sidney e fundado por Jonathan Kneebone e Gary Freedman, no ano passado, após ver uma obra batizada de "Hot with a chance of late storm" ('Quente com chance de tempestade mais tarde'). A escultura, montada em uma praia australiana, representava um carrinho de sorvetes derretendo na areia, numa referência sarcástica e bem-humorada aos efeitos nocivos do aquecimento global.
Com "God's eye view", eles dizem que pretendem "desorientar o público" e fazê-lo questionar as imagens supostamente verdadeiras - como é o caso das fotos de satélite. "Sentimos que a tecnologia, hoje, permite que eventos que podem ou não ter acontecido sejam visualizados e pareçam dramaticamente reais", afirmou James Dive em um comunicado do grupo. "Ao longo dos séculos, pintores trouxeram à luz cenas da Bíblia - mas acreditamos que esta é a primeira vez que fotografia de satélite é usada para fazê-lo. Ela é tão confiável como método de representação que achamos interessante bagunçar essa confiança."
Ainda segundo ele, o coletivo pretende usar a mesma tecnologia para criar outros trabalhos representando acontecimentos mitológicos e grandes eventos históricos
Fonte: G1