13.01.2009 - MADRI - Ao parecer, a indiferença e não a suposta “intolerância religiosa” foi o principal inimigo da anunciada campanha atéia iniciada nesta segunda-feira, quando saíram às ruas de Barcelona os ônibus públicos com anúncios que proclamam a inexistência de Deus.
Segundo o Jornal “A Gazeta”, que cobriu a primeira jornada da campanha lançada pela “União de Ateus e Livre pensadores" da Espanha com o lema “Provavelmente Deus não existe. Deixe de preocupar-se e curta da vida”; e embora “tanta publicidade e tinta derramada nos meios”, os catalães reagiram com absoluta indiferença diante da mesma.
“Tanto barulho –diz La Gazeta– e resulta que os cartazes publicitários se verão em duas quase cem linhas que operam para Transportes Metropolitanos de Barcelona…exatamente, em dois ônibus das linhas 14 e 41, que têm longos percursos pela cidade”.
“Ontem –diz a reportagem–, os cidadãos de Barcelona mostravam, em geral, sua absoluta indiferença ante a campanha, embora todos os meios de comunicação de imprensa, rádio e televisão, tanto com sede na Catalunha como em Madri, dedicaram-lhe espaços nos últimos dias”.
“Nas paradas de ônibus, a maioria dos viajantes desconhecia a publicidade ideada pela associação atéia. No Passeio de Pujades, onde coincidem as duas linhas que têm ônibus com o anúncio, a 14 e a 41, a maioria dos viajantes ignorava a campanha do UAL que acabava de começar e os poucos que tinham alguma informação mostravam uma total indiferença e só queriam que o ônibus chegasse o antes possível para poder deslocar-se”.
Fonte: ACI
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Lembrando...
Propaganda que Deus não existe estreia em 800 ônibus no Reino Unido
06.01.2009 - A escritora Ariane Sherine posa ao lado de ônibus londrino com anúncio de 'campanha ateísta' com as palavras: 'Provavelmente, Deus não existe. Agora pare de se preocupar e aproveite sua vida'. Os anúncios ateístas estrearam nesta terça-feira (6) em 800 ônibus pelo Reino Unido, além de estações do metrô, em uma 'resposta' aos anúncios cristãos comuns nos coletivos britânicos. Ela recebeu doações e teve apoio de uma entidade humanista e do biólogo Richard Dawkings. (Foto: AFP)
Ateus fazem propaganda em onibus, com slogan: Provavelmente, Deus não existe
22.10.2008 - Alguns ônibus de Londres poderão levar, a partir de janeiro, pôsteres com um slogan pouco comum: "Provavelmente, Deus não existe".
A campanha ateísta é da British Humanist Association (BHA, na sigla em inglês) e tem o apoio do acadêmico britânico Richard Dawkins, autor do livro Deus, um delírio e conhecido pelos seus documentários questionando o papel das religiões.
O objetivo da BHA com a campanha é "promover o ateísmo na Grã-Bretanha, encorajar mais ateístas a assumirem publicamente a sua posição e elevar o astral das pessoas a caminho do trabalho".
Com o dinheiro levantado em doações, o grupo quer colocar pôsteres em dois grupos de 30 ônibus por quatro semanas.
O slogan completo diz: "There's probably no God. Now stop worrying and enjoy your life" ("Provavelmente, Deus não existe. Agora, pare de se preocupar e curta a vida", em tradução livre).
"Nós vemos tantos pôsteres divulgando a salvação através de Jesus ou nos ameaçando com condenação eterna, que eu tenho certeza que essa campanha será vista como um sopro de ar fresco", disse Hanne Stinson, presidente da BHA.
"Se fizer com que as pessoas sorriam, além de pensar, melhor", concluiu.
Como os organizadores conseguiram arrecadar mais do que planejavam, eles pretendem colocar os pôsteres também do lado de dentro dos ônibus.
A BHA também estuda a possibilidade de estender a campanha para outras cidades, incluindo Birmingham e Manchester, na Inglaterra, e Edimburgo, na Escócia.
"A religião está acostumada a usufruir de benefícios tributários, respeito não merecido, o direito de não ser ofendida e o direito de fazer lavagem cerebral nas crianças", disse Dawkins.
"Mesmo nos ônibus, ninguém pensa duas vezes quando vê um slogan religioso. Esta campanha fará com que as pessoas pensem - e pensar é um anátema perante a religião", completou.
Mas Stephen Green, da organização Christian Voice (Voz Cristã, em uma tradução livre), disse que "ficará surpreso se uma campanha como essa não atrair pichação".
"As pessoas não gostam de receber sermão. Às vezes, é bom para elas, mas, ainda assim, elas não gostam", afirmou.
No entanto, a Igreja Metodista agradeceu Dawkins por incentivar um "interesse constante em Deus".
"Esta campanha será uma coisa boa se fizer com que as pessoas pensem nas questões mais profundas na vida", disse Jenny Ellis, reverenda metodista.
"O Cristianismo é para pessoas que não têm medo de pensar sobre a vida e seu significado", completou a religiosa.
Fonte: G1