Igreja reage contra profanação em Pernambuco, espalharam as hóstias consagradas pelo chão


07.01.2009 - Pela primeira vez nos 90 anos da história da Diocese de Nazaré da Mata, todo o clero vai se reunir não para um encontro de ação de graças, mas sim para um ato de desagravo. O evento, que será realizado amanhã às 17h na cidade de Cumaru, Agreste, a 154 quilômetros do Recife, é um protesto contra a profanação sofrida pela Igreja Matriz do município na noite de Natal. Vândalos invadiram a igreja por um buraco feito no teto e espalharam as hóstias consagradas pelo chão. As flores dos vasos e os fios do microfone que estavam no altar foram despejados na pia batismal. O vandalismo chocou os católicos da cidade. Amanhã, os fiéis vão fazer parte do ato de desagravo. Além de uma missa, haverá uma procissão com o santíssimo sacramento pelas ruas da cidade.

“A população está apavorada. Nunca houve uma situação como essa antes. Foi uma profanação do santíssimo sacramento, do sacrário e das hóstias. O povo está perdendo o sentido de Deus e da dignidade da pessoa humana. Estão se tornando bárbaros”, disparou o bispo dom Severino de França, da diocese de Nazaré da Mata. Nada foi roubado da igreja matriz. Na opinião do bispo, parecia um ritual de magia negra. “A forma como eles depositaram as flores na pia batismal é como se fosse algum ritual desse tipo”, comparou.

A cena de vandalismo foi relatada ao bispo pelo padre Josivaldo Firmino, que está à frente da paróquia de Cumaru há três anos. Ele foi orientado pelo bispo a prestar queixa na delegacia local. Ainda abalado, o padre não quis dar entrevista. Segundo o bispo há seis meses Josivaldo Firmino suspeitou que o vinho usado nas celebrações estivesse envenenado. “Ele pressentiu que o vinho estava com um aspecto diferente, sem ser de avinagrado. A suspeita é que estivesse envenenado. Mas não foram feitos exames no vinho”, adiantou o bispo.

Além da hipótese de envenenamento do vinho, o padre também chegou a receber uma carta anônima e telefonemas com ameaças de morte. O bispo no entanto descarta a possibilidade detransferência do padre para outra paróquia. “Ele está em Cumaru há alguns anos e a comunidade gosta muito de seu trabalho. Não há razão para transferí-lo. O que nós esperamos é que a polícia encontre os responsáveis”, afirmou.

O delegado Carlos Alberto, que preside o inquérito disse que ainda não há pistas sobre os autores do ato de vandalismo na igreja matriz. “Nós já ouvimos o padre e algumas pessoas da comunidade. No entanto, as informações não são suficientes para apontar para suspeitos. Em todo caso, ainda estamos investigando”, revelou o delegado. Preocupado com o andar das investigações da polícia local, o bispo tentou ajuda de outras formas. “Pedimos apoio à Polícia Militar para evitar que isso volte a acontecer e também relatamos o fato ao juiz”.

Fonte: Diário de Pernambuco

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Lembrando...

Sacrilégio: Roubam Sacrário com hóstias consagradas em paróquia venezuelana

24.11.2007 - O sacerdote da Paróquia São José Operário da Arquidiocese de Mérida, Pe. Francisco Javier Percaz, denunciou o roubo do Sacrário, um cálice e um cibório com hóstias consagradas, da casa Paroquial, por isso "a comunidade realizará um desagravo ante tão incomum acontecimento".

O delito ocorreu por volta das 2:00 a.m. da sexta-feira quando um dos sacerdotes que vivem na casa se levantou logo depois de escutar ruídos estranhos e viu um homem desconhecido. "Em seguida se precaveu que neste salão dedicado à comunidade como oratório, não se encontram nem o Sacrário, nem o cibório de Hóstias Consagradas e um Cálice", assinalou o presbítero.

O ladrão "deveu ter entrado muito cedo e ficou escondido, para em seguida realizar este ato", indicou o Pe. Percaz.

Este fato é muito estranho pois "existindo outras coisas de valor, não foram subtraídas", destacou o sacerdote e adicionou que por isso "se pode pensar que seja um fato que suporte à prática de rituais satânicos", demarcou.

Fonte: Aci

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Lembrando...

Sacrilégio: Desconhecidos roubam hóstias consagradas de igreja mexicana

25.07.2007 - MEXICO D.F - O Secretário Geral da Diocese de Aguascalientes (México), Pe. Raúl Sosa Palos, denunciou que no domingo, dia 15 de julho, foram roubadas hóstias consagradas da Igreja do Divino Menino na cidade de Lomas del Ajedrez e advertiu que poderiam ser usadas em atos satânicos ou profanos.

Em coletiva de imprensa o Pe. Sosa assinalou que os criminosos entraram "por algum dos vitrôs, abriram com alguma chave que levavam o sacrário, subtraíram sacrilegamente o Santíssimo Sacramento da Eucaristia e o levaram consigo. Não levaram nenhuma outra coisa, por isso o fato faz pensar que o fizeram com intenções perversas de profanação".

"Quem joga por terra as espécies consagradas, leva-as ou retém com alguma finalidade sacrílega, incorre por esse mesmo feito em excomunhão reservada a Sé Apostólica", recordou o presbítero e exortou severamente aos delinqüentes "a entregar imediatamente as sagradas espécies, a algum sacerdote e arrepender-se desse enorme pecado".

O sacerdote assinalou que não se apresentou nenhuma denúncia ante a Procuradoria Geral de Justiça do Estado porque o roubo tem um valor espiritual e religioso que não pode ser quantificado de forma material. "É um crime sacrílego, é a presença real de Jesus Cristo", finalizou.

Por sua parte o Administrador da Diocese de Aguascalientes e Arcebispo de León, Dom José Guadalupe Martín Rábago, insistiu para que em todos as paróquias, grupos de oração e a todos os fiéis da diocese celebrem Missas e realizem atos de reparação frente ao sacrilégio.

Também o Vigário da Diocese de Aguascalientes, Pe. Rigoberto Ruiz Palos, sustentou que "cada um de nós se sentirá entristecido e procurará honrar e desagravar ao Senhor" e fez um chamado às comunidades religiosas e toda a paróquia para que "nosso amor pela Eucaristia cresça. Que participemos das celebrações, que recebamos a comunhão, que visitemos os sacrários".

Fonte: ACI

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Lembrando...

Delinqüentes roubam sacrário de catedral no sul do Peru

01.03.2007 - LIMA - O Bispo de Tacna e Moquegua, Dom Marco Antonio Cortés Lara, denunciou o roubo do sacrário e outros objetos da Catedral do departamento sulino de Tacna, a qual delinqüentes desconhecidos invadiram pela madrugada.

"É a primeira vez que roubam na Catedral. É muito lamentável que a sociedade vá perdendo o sentido do sagrado, essa escalada em que a sociedade vai a uma situação em que nada o afeta, nada comove, tudo é igual; para eles o templo é o mesmo que um curral ou um estádio e isso não pode ser, é inadmissível", declarou o Prelado à emissora local Radio Uno.

Informou-se que os ladrões sacrílegos levaram o cálice logo após perfurar o sacrário e espalhar as hóstias pelo chão. Também subtraíram adornos chapeados em prata, o manto do pedestal, e jóias e objetos de Nossa Senhora de Carmen.

"É um ato horrendo que devemos repudiá-lo porque violou o sentimento cristão, já que não se pode tratar as coisas de Deus como se fora nada, por isso expresso meu total rechaço e indignação", manifestou Dom Cortés Lara.

Fonte: ACI
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Lembrando...

Roubos sacrílegos constituem uma triste desgraça, denuncia Arcebispo salvadorenho

31.07.2007 - SAN SALVADOR - O Arcebispo de São Salvador, Dom Fernando Sáenz Lacalle, denunciou que os roubos de imagens de distintas igrejas no país constituem "uma triste desgraça, em primeiro lugar porque é um sacrilégio, em segundo pelo valor artístico-histórico que estas imagens têm como um patrimônio nacional e pelo valor material que têm".

Em coletiva de imprensa depois da Missa dominical, o Prelado se referiu assim ao roubo de quatro imagens em distintas igrejas do país em menos de um mês. A última, roubada no 11 de julho, foi a imagem de nossa senhora da Mercê que se encontrava na histórica igreja de mesmo nome e que tinha um valor de mais de 60 mil dólares.

Para lutar contra este tipo de roubos, o Arcebispo exigiu à Polícia Nacional Civil para que esteja mais "atenta" e afirmou que "é necessário que tenha mais controle desta rede de ladrões de objetos sagrados que funciona há 50 anos".

Na opinião de Dom Sáenz, em El Salvador se perderam "muitíssimas peças de grande valor", especialmente nos povoados Panchimalco, na periferia sudeste da capital e Huizúcar, no centra de La Liberdad.

Fonte: ACI

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

"Porque é do interior do coração dos homens que procedem os maus pensamentos: devassidões, roubos, assassinatos..." (Mc 7,21)


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne