Bento XVI adianta temas de sua próxima encíclica social


12.12.2008 - CIDADE DO VATICANO - O cardeal Renato Martino apresentou nesta quinta-feira a mensagem de Bento XVI para a Jornada Mundial da Paz como um «aperitivo» da próxima encíclica sobre a doutrina social.

O presidente do Conselho Pontifício Justiça e Paz assegurou que a encíclica poderá ser publicada no início de 2009, portanto, em plena crise financeira e econômica.

A mensagem de Bento XVI por ocasião da Jornada – que acontecerá em 1º de janeiro – é «combater a pobreza, construir a paz».

Trata de temas como a pobreza e as implicações morais, a luta contra este flagelo e a solidariedade global.

Segundo o purpurado, alguns pontos desta mensagem serão desenvolvidos na próxima encíclica de caráter social, que segundo anunciou em meses passados, poderia ser batizada como «Caritas in Veritate» (caridade na verdade).

Martino afirmou que o texto mostra que «a pobreza e a paz estão constantemente relacionadas em uma fecunda circularidade que constitui um dos pressupostos mais estimulantes para dar corpo a uma adequada aproximação social, cultural e política das complexas temáticas relativas à realização da paz em nosso tempo, marcado pelo fenômeno da globalização».

Quanto ao tema da luta contra a pobreza, o cardeal indicou que se apresenta nesta mensagem de maneira «ampla e articulada».

A Igreja se interessa pelos fenômenos atuais da globalização «e sua incidência sobre a pobreza humana, e indica os novos aspectos, não só em extensão, mas também em profundidade, da atual questão social, que é a questão do homem e de sua relação com Deus».

Fonte: www.zenit.org


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne